PUBLICIDADE

2.0 - REGIÃO

Cursos de confecção de bonecas Abayomi e de técnica Tie–Dye têm vagas abertas

Confecção de produtos com utensílios básicos do dia a dia, que podem se transformar em bonecas e roupas, por meio de técnicas diferentes. Pensando nisso, a Assessoria Especial de Assuntos Políticos da Mulher de São Vicente oferece, de forma gratuita, os cursos de Confecção de Bonecas Abayomi e de Técnica Tie-Dye. As aulas ocorrem na Secretaria de Cultura (Rua Tenente Durval do Amaral, 72 – Catiapõa).

As inscrições são limitadas e começam nesta quarta–feira (23), a partir das 9h30, na sede da Assessoria da Mulher (Rua José Bonifácio, 404, no 7º andar, Centro). Tanto homens quanto mulheres acima dos 18 anos podem  participar.

No ato da matrícula, é necessário portar RG e comprovante de residência. Além disso, deverá ser doado um pacote de 400 gramas de leite, que irá para o Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV). As aulas serão realizadas nos dias 4, 11 e 18 de novembro, das 14 às 17h.

Bonecas Abayomi

As Abayomis são bonecas de tecido confeccionadas com retalhos e cinco nós. O nome dado ao item é uma denominação dada pelos africanos, tendo como significado encontro precioso (abay = encontro, omi = precioso). A história conta que o brinquedo foi criado por mulheres africanas trazidas para o Brasil, com o intuito de distrair e criar um vínculo com seus filhos, pois muitas dessas famílias eram separadas ao chegar ao país.

Tie–Dye

Trata-se de uma técnica de trabalho artístico de roupas, com tingimento e descoloração. Nela, barbantes e amarrações são utilizadas durante o processo de pintura, montando “trouxinhas”, para que se possa criar um estilo hippie no tecido.

Não se sabe ao certo quando começou. Seu auge ocorreu nos anos 60 e 70, por meio do movimento hippie, e até hoje é muito usada pela indústria têxtil em roupas e em cangas de praia.