PUBLICIDADE

2.0 - REGIÃO

Fêmea Saruê morre protegendo filhotes de ataque de cão

Cinco filhotes de saruê recém-nascidos foram resgatados por uma equipe da Guarda Civil Ambiental de São Vicente (GCA), no Morro do Voturuá, em São Vicente. Os filhotes foram protegidos pela mãe, que morreu após ser atacada por um cachorro.

A Guarda Civil Ambiental de São Vicente foi acionada para atender ao chamado em uma casa no Morro do Voturuá. Quando a equipe chegou ao local, a fêmea já estava morta, mas havia protegido os seus filhotes do ataque. Após resgatar os pequeninos saruês, a equipe ambiental os levou ao Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (Ceptas), em Cubatão.

A partir daí, a natureza se encarregou de transformar uma história triste, com a morte da fêmea, em uma história de esperança. Afinal, no local havia uma outra fêmea, que passava por reabilitação, mas que adotou os filhotinhos como se fossem seus. Eles permanecerão no local até terem condições de voltar à Mata.

Saruê

Conhecido como gambá-de-orelha-preta, o Saruê ou Sarué (Didelphis aurita) é encontrado nas matas do Brasil, da Argentina e do Paraguai. Em tamanho adulto, o Saruê chega a ter entre 60 e 90 centímetros e pesar até 1,6 quilo. Come de tudo, principalmente insetos, frutas, pequenos roedores, ovos, cobras, escorpiões e outros.