O Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal de Praia Grande (GCM) flagrou um homem, de 47 anos, com um ninho, cheio de filhotes de pássaro na mochila, saindo de uma área de preservação ambiental, no Bairro Melvi. A ocorrência foi registrada na sexta-feira (11). A suspeita é de que as aves seriam utilizadas para criação em cativeiro. O homem foi autuado por crime ambiental, mas poderá responder em liberdade.
Os guardas ambientais desconfiaram do comportamento do homem que saiu da mata com uma mochila. Ao abordá-lo e revistar seus pertences, os agentes encontraram um ninho de sabiás com três filhotes vivos, o que caracteriza crime ambiental.
O homem foi levado para a delegacia e os animais encaminhados para a Aiuká Consultoria Ambiental, instituição credenciada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado e parceira do Setor de Proteção Ambiental da GCM de Praia Grande, onde passam por reabilitação antes de serem soltos na natureza.
De acordo com o GCM Everton Almeida, encarregado da patrulha, a captura de pássaros sem autorização constitui crime de caça com multa de R$ 5.000,00 por indivíduo constante nas listas de espécies ameaçadas. “No caso de Praia Grande, o valor é dobrado pelo fato da cidade estar em Zona de Amortecimento de Unidade de Conservação. Questões como maus tratos são agravantes que aumentam ainda mais o valor da multa a ser aplicada”.