O lobo-marinho do Acqua Mundo, o Aquário de Guarujá, Morreu na tarde deste sábado (22). A informação foi confirmada pelo próprio local através de suas redes sociais. Há dois meses, a equipe técnica, composta por biólogos, veterinários e tratadores, trabalhava comprometida na realização de diversos tratamentos e exames devido a instabilidade de seu quadro clinico. O diagnóstico exato da morte será apurado após necropsia.Apelidado carinhosamente de Lobinho, o animal chegou ao aquário, em 16 de junho de 2001, ainda considerado filhote, por meio de um casal de pescadores que o encontraram enroscado em uma rede de pesca e com ferimento profundo na parte superior de sua cabeça, que expunha parte de sua calota craniana. Devido a sua pouca idade, estimada na época em cerca de um ano, gravidade de seus ferimentos e baixo peso corpóreo, o animal foi assistido por meio de diversos tratamentos por nossa equipe técnica durante um ano até apresentar plena recuperação.
Logo após o término da recuperação foi constatado que seria impossível à soltura do animal, uma vez que ele não teve a oportunidade de aprender conhecimentos básicos para sua sobrevivência na natureza e uma soltura irresponsável seria a causa de uma morte prematura.
O animal completou neste mês de junho, 18 anos de moradia no aquário, e 19 anos de vida, superando as expectativas de vida da espécie que gira em torno de 16 anos.
O recinto onde Lobinho vivia, e que foi construído com dimensões especiais para ele, ficará fechado momentaneamente. Toda a equipe Acqua Mundo neste momento está de luto.