Uma equipe do Instituto Biopesca resgatou nesta quinta-feira (8) em Itanhaém um filhote de lobo-marinho-sul-americano. A organização executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Segundo as informações, ele chegou à sede debilitado e magro. No momento recebe cuidados veterinários.
O animal foi avistado pela primeira vez ontem de manhã, quando o Biopesca recebeu o acionamento de um guarda-vidas que atua em Mongaguá. Muito provavelmente, o animal estava procurando descansar. No entanto, em função da presença de um grande número de pessoas na praia querendo se aproximar, ele voltou para o mar depois de tentar descansar na faixa de areia várias vezes.
Na primeira aparição, o animal apresentou-se alerta e ativo. No entanto, nesta quinta, foi encontrado debilitado.
Na praia, a orientação do instituto é que a população não se aproxime dos lobos-marinhos para que eles possam descansar sem serem incomodados. Caso ele volte ao mar antes de recuperar as energias, a sua chance de sobrevivência diminui. “Além disso, ficam asseguradas a segurança e o bem-estar não só do animal, mas também das pessoas”, comenta o médico veterinário Rodrigo Valle, coordenador geral do Biopesca. “Pedimos ainda que as pessoas nos chamem o mais rápido possível”.
Para acionar o serviço de resgate de golfinhos, tartarugas e aves marinhas, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).