Uma mergulhadora sofreu um mal súbito a bordo de uma embarcação de mergulho turÃstico no litoral de Ubatuba, na tarde de sábado (2), e foi socorrida por policiais militares da Ciamar.
Policiais militares da CiaMar, a Quinta Companhia de PolÃcia Militar Ambiental MarÃtima do 3° BPAmb, realizava patrulhamento marÃtimo pela região de Ubatuba quando avistaram pedido de socorro feito por tripulantes de uma embarcação de mergulho turÃstico, próximo à praia da Enseada. Ao se aproximarem, os policiais constataram que uma mergulhadora teve um mal súbito e necessitava de socorro médico.
De acordo com informações enviadas à redação, “a vÃtima já estava perdendo a consciência de tanto “marear” (enjoo e mal estar tÃpico devido balanço do mar nas embarcações, podendo ter diversos efeitos e graus de organismo pra organismo, tempo nesta condição, falta de alimentação, hidratação, etc). Já na lancha patrulha da CiaMar, a mergulhadora conseguiu se hidratar, descansar enquanto navegávamos (diminuindo o balanço tÃpico de embarcação parada) e assim que chegou em terra já se sentiu melhor, onde permaneceu com familiaresâ€.
“A embarcação de mergulho turÃstico apresentou problemas no motor, impossibilitando a navegação, momento em que a equipe de Policiamento MarÃtimo realizou o reboque até o pÃer utilizando a lancha patrulha da CiaMar, retirando todos os dez tripulantes da situação de risco, bem como realizando os primeiros cuidados hospitalares na vÃtima, que logo se recuperou e passa bem. Durante o trajeto, os policiais acalmaram os turistas, deixando-os são e salvos no continente onde puderam retornar ao seio familiar em segurançaâ€, informa a Ciamar em nota.