- Iluminação no Itararé
A terceira etapa da nova iluminação na Praia do Itararé será entregue nesta sexta-feira (19). Com isso, o sistema, que vai da subida/descida da Ilha Porchat até a Divisa de São Vicente com Santos, passa a ter nove circuitos em funcionamento, do total de 13 previstos. O trecho contemplado desta vez vai do Teleférico até o campo de pouso para os praticantes de asa delta e parapente.
Ao todo, serão instalados 85 postes, sendo oito de 18 metros de altura cada, dividindo 52 luminárias de 330w, no trecho de areia da Praia; 40 postes de 10 metros,que dividem 200 luminárias de 100w, no canteiro central entre as avenidas Ayrton Senna da Silva e Manoel da Nóbrega; e, ainda, 37 postes decorativos, que vão dividir 37 luminárias de 56w, distribuídos pelo calçadão e entre os quiosques da área.
Com esta etapa entregue, a nova iluminação na Praia do Itararé passa a ter cerca de 69% do sistema em funcionamento. A previsão é de que todo ele – da subida/descida da Ilha Porchat até a Divisa com Santos -, seja finalizado até setembro, garantindo, assim, iluminação de ponta na orla do Itararé, com lâmpadas de Led e circuitos modernos. O mesmo modelo será implantado na Orla do Gonzaguinha.
Além da modernidade, a tecnologia implantada na Praia do Itararé permitiu, nos pontos onde os circuitos já estão funcionando, iluminação muito mais acentuada e nítida. Consequentemente, a segurança tem sido privilegiada nessas áreas. Além disso, o novo sistema tem garantido economia de até 80% no custo com gasto de energia.
O que já foi instalado–Na primeira fase entregue, da subida/descida da Ilha Porchat até a Avenida Presidente Wilson, beneficiando o canteiro central (entre as avenidas Ayrton Senna da Silva e Padre Manoel da Nóbrega); o bolsão de estacionamento; o calçadão e a faixa de areia com lâmpadas de Led, o sistema já garante mais qualidade ao serviço prestado, economia de até 80% no custo com iluminação e, em especial, reforço na segurança de quem gosta de caminhar ou praticar esportes à noite.
Ainda, para a conclusão dos três primeiros circuitos, entregues no dia 11 de junho, foram instalados sete postes de 18 metros cada, 42 luminárias de 330w e 21 projetores RGB na faixa de areia. Na área verde (calçadão), foram instalados 24 postes de 10 metros cada e 120 luminárias de 100w. O canteiro central ganhou oito postes de 15 metros cada e 32 luminárias de 120w. Outras 79 luminárias de 80w foram instaladas na área das avenidas. Já o entorno dos quiosques (calçadão) foi beneficiado com 28 postes de 4,5 metros e 28 luminárias de 36w.
Na segunda fase, entregue em2 de julho, entre a Avenida Presidente Wilson e o Teleférico, foram instalados sete postes de 18 metros na areia da praia. O setor ganhou 42 luminárias, com 330w cada, além de 21 projetores de 36w RGB. No jardim (calçadão), foram instalados 47 postes de 10 metros cada. Eles foram dotados com 235 projetores de 100w.No canteiro central, são mais nove postes, de 10 metros cada. Eles contam com 45 luminárias, de 100w cada um. Nas imediações dos quiosques, foram instalados 32 postes de 4,5 metros cada. Eles contam com 45 luminárias de 56w. Já no trecho das avenidas são mais 79 braços/luminárias de 80w.
Os 13 circuitos previstos receberão torres de iluminação de 5, 10, 15 e 18 metros de altura (distribuídos de forma estratégica para melhorar a iluminação). Ao todo, serão 1.487 lâmpadas deLed. A empresa responsável pela realização do serviço é a RTEnergia.A revitalização é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento urbano e Obras Públicas (Sedup), a partir de recursos próprios, provenientes da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), com valor estipulado de R$ 8.147.874,74.
