PUBLICIDADE

2.0 - REGIÃO

Prefeitura do Guarujá publica decreto que institui o Programa de Locação Social

A Prefeitura do Guarujá publicou em seu Diário Oficial deste sábado (14) o decreto 13.556 que institui o Programa de Locação Social e determina os valores que serão dados às famílias de baixa renda, vítimas da série de deslizamentos ocorrida na última semana. Ao todo a Administração irá arcar com 12 meses de aluguel social, sendo a primeira parcela no valor de R$ 1.500 e as demais R$ 200,00.

O número de abrigados na Escola Municipal Professora Dirce Valério Gracia caiu. Agora, permanecem no local 162 pessoas. Na noite desta sexta-feira (13), dados recentes de mais um trabalho de campo realizado em conjunto apresentaram uma redução definitiva no número de pessoas indicadas como não localizadas na Barreira do João Guarda. Oito pessoas foram encontradas com vida ao longo do dia, algumas fora da Cidade, restando apenas uma mulher a ser retirada do morro. Os óbitos registrados até o momento permanecem os mesmos, 33.

A força-tarefa comandada por Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde (Sesau) e Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), com as polícias Civil e Militar, além da Defesa Civil, já teve êxito em identificar outras 25 pessoas vivas, fora dos escombros.

O processo de descoberta foi semelhante ao que vinha sendo adotado desde o princípio, com o cruzamento de dados relativos às 590 pessoas cadastradas pelo SUS naquela região (Cadastro SUS). Tudo com um apoio fundamental: o do agente comunitário de saúde Ruben Oliva, responsável por atuar na área já há algum tempo.

O profissional ajudou na investigação casa a casa dos moradores que ali ainda residiam ou que poderiam já ter se mudado. Assim, o pente fino conseguiu ir mais a fundo e descobrir situações como pessoas que haviam perdido seu RG, mas que sequer moravam na comunidade, e outras que já haviam mudado até mesmo de estado, tendo, num dos casos, um localizado no Pará. “O senhor Ruben mostrou pleno conhecimento da comunidade e fez um trabalho digno de aplausos”, enalteceu o capitão PM Richard Braga, da Defesa Civil Estadual.

Até o momento os dados referente a essa tragédia são:

Morro da Barreira do João Guarda: 22 óbitos
Morro da Bela Vista (Macaco Molhado): 9 óbitos
Rodovia Ariovaldo Almeida de Viana (Guarujá-Bertioga): 1 óbito
Morro do Engenho: 1 óbito
Não localizados: 1
Abrigados: 162

Foto: Divulgação/PMG