PUBLICIDADE

2.0 - REGIÃO

Reforma da quinta unidade de Saúde da Família de Guarujá é concluída

Da redação

 A Prefeitura de Guarujá entregou a quinta Unidade de Saúde da Família (Usafa) reformada, de um total de 15 que compõem a rede municipal. A mais recente entrega foi da Usafa da Vila Rã (na Rua Maria Geralda Valadão, 1.114, no Parque Enseada), cujas obras foram iniciadas em 2019. A unidade foi revitalizada em parceria com a Organização Social Pró-Vida, que gerencia as Usafas.

A entrega segue um cronograma de reformas de unidades de saúde municipais, iniciado em 2017. Desde então, já foram revitalizadas a Unidade Complexa William Rocha; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor Matheus Santamaria; o antigo espaço da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Rosa para o Programa Docinhos; a sede do Serviço de Internação e Assistência Domicilar (Siad) e UPA Santa Cruz dos Navegantes. Entre as Usafas, também já foram entregues outras quatro: a do Jardim Brasil, Vila Edna, Cidade Atlântica e Sítio Conceiçãozinha.

Conforme o prefeito de Guarujá, Válter Suman, a reforma de equipamentos representa o fortalecimento da atenção primária. “A atenção básica pode atender cerca de 80% das demandas de saúde da população, impactando na redução de pacientes das unidades de pronto atendimento, por exemplo”, comentou ele, lembrando, ainda, que a Usafa da Vila Rã estava bastante deteriorada oferecendo sérios riscos à população.

Para o secretário de Saúde de Guarujá, Vitor Hugo Straub Canasiro, a revitalização “visa promover a melhora do acesso, através do acolhimento e humanização. Que todos usem esse equipamento em toda a capacidade que ele tem”.

Composta por duas equipes completas, a unidade conta com um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um dentista e 16 agentes comunitários de saúde. Por mês, o equipamento realiza, aproximadamente, 940 atendimentos, incluindo consultas, curativos, vacinas, inalação, medicações, e demais procedimentos.

No local, os pacientes têm à disposição diversos programas voltados à promoção de saúde, como de aleitamento materno, para diabéticos e hipertensos, aulas de alongamento, incentivo ao pré-natal, entre outros. Dentre os principais serviços executados na Usafa da Vila Rã estão a climatização, pintura, revisões elétrica e hidráulica, troca do telhado e a instalação de toldo, por exemplo.

A gerente da Unidade, Manuela Andrade, destaca que uma obra só tem sentido se modificar a vida das pessoas. “Aqui é um verdadeiro exemplo disso. Com a reconstrução, mais um consultório médico foi criado. Além disso, nossa cobertura envolverá também os moradores da Pedreira”, contou. Na mesma linha, o presidente da Associação de moradores do Areião, Silvano Aparecido, ressaltou “Cuidem e zelem dela, pois a Usafa é nossa”.

Fotos: Divulgação/ Prefeitura de Guarujá