Da Redação
Funcionamento de estação de tratamento foi paralisado para realização do reparo; Sabesp orienta uso consciente de água
A Sabesp realiza nesta quinta-feira (15) uma manutenção emergencial de alta complexidade técnica devido ao rompimento de uma válvula na principal adutora de água tratada, localizada no bairro Casqueiro, em Cubatão , que abastece o Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá, responsável pela distribuição aos imóveis de Santos e São Vicente (áreas insulares). Alguns imóveis já podem sentir reflexos no fornecimento de água. Ações operacionais para essa manutenção já estão ocorrendo.
Para os trabalhos, será preciso interromper o funcionamento da estação de tratamento de água (ETA) Cubatão. Com isso, a recuperação do nÃvel de água do Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá deverá acontecer, de forma gradativa, até o domingo (18), voltando ao normal a distribuição de água aos imóveis das duas cidades.
A Sabesp orienta à população da região o uso consciente da água armazenada nos reservatórios residenciais até a conclusão do serviço e a recuperação completa do fornecimento.
Imóveis com caixa-d’água obrigatória e com reservação para ao menos 24 horas, como determina o decreto estadual 12.342/78, devem sentir com menos intensidade a alteração no fornecimento.
Consultas e notificações devem ser feitas pelo WhatsApp oficial da Sabesp 11-3388-8000 ou na Central de Atendimento pelos telefones 195 ou 0800 055 0195 (a ligação é gratuita). Diante de emergências, a Empresa disponibilizará caminhões-tanque.
A Sabesp lamenta os transtornos e reforça a orientação para uso consciente da água em toda a área abrangida, visando reduzir o prazo para recuperação do sistema. Esclarece ainda que a manutenção está sendo comunicada por meio de SMS a consumidores com cadastro atualizado, por comunicado à imprensa e pelas redes sociais da Companhia.
Veja algumas dicas de uso consciente:
1. Tome banhos mais curtos;
2. Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
3. Deixe para lavar o carro em outra data – e evite usar a mangueira, prefira um balde com água;
4. Lave calçada ou quintal em outro dia e lembre-se de usar vassoura e balde com água, não a mangueira;
5. Dê preferência para lavar a roupa e a louça em outro dia ou use a lava-roupa e a lava-louça apenas quando elas estiverem na capacidade máxima;
6. Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar;
7. Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água;
8. Não use água corrente para descongelar alimentos.
Mais informações no link: https://site.sabesp.com.br/site/sociedade-meioambiente/dicas.aspx
Foto: SABESP