Da Redação
A Prefeitura de Praia Grande já realizou o congelamento de quatro áreas evitando assim novas invasões e construções irregulares nesses locais. Nas próximas semanas e meses a Cidade seguirá efetuando essas ações em outros espaços que já estão sendo monitorados diariamente. O Município conta com uma Comissão especial voltada especificamente para tratar o tema e organizar as ações.
As áreas que já foram congeladas em Praia Grande estão localizadas nos seguintes bairros: Nova Mirim, Antártica, Ribeirópolis e Tupiry. Além desses quatro locais, outros 14 são monitoradas pela Comissão especial, inclusive, com a utilização de imagens de moderno satélite e também de drones.
Na prática, com o congelamento da área a Cidade não permite mais nenhuma invasão. Um levantamento socioeconômico também é realizado, assim que como um cadastramento habitacional das famílias que estão no local. Desta forma, a Administração Municipal tem total noção da quantidade de construções irregulares existentes e consegue evitar novas suboradias.
“Praia Grande está intensificando esse combate às invasões e construções ilegais em áreas de preservação ambiental. A Comissão especial foi criada pela prefeita Raquel Chini com este objetivo. Todos são bem-vindos a Praia Grande, desde que respeitando a legislação municipal e sem infringir as regras”, declarou o secretário de Habitação do Município, Anderson Mendes.
As forças-tarefas nessas áreas são efetuadas de forma conjunta com as secretarias municipais de Habitação (Sehab), Assuntos de Segurança Pública (Seasp), Urbanismo (Seurb), Assistência Social (Seas), Serviços Urbanos (Sesurb). Também fazem parte dos trabalhos órgãos de segurança como a Guarda Civil Municipal (GCM), Grupamento Ambiental da Cidade, além das polícias Militar, Militar Ambiental, Civil e o Radiopatrulhamento Aéreo.
Satélite
Os trabalhos efetuados pela Cidade contam com um importante aliado, um satélite da Polícia Federal que disponibiliza diariamente imagens das áreas que são monitoradas. O Município, que assinou convênio do Programa Brasil MAIS – Meio Ambiente Integrado e Seguro – com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) relacionado ao serviço, é o primeiro da região a utilizar a moderna ferramenta.
Câmeras
Praia Grande também utiliza as câmeras do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) neste monitoramento. São 28 equipamentos do tipo direcionados de forma específica para as áreas, algumas delas com a tecnologia OCR (sistema de reconhecimento).
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Praia Grande