PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

São Vicente: Ponte dos Barreiros ganha nova iluminação, mais potente e econômica

Da Redação

Na reta final das obras, a Ponte dos Barreiros, que no mês de maio atingiu 90% dos trabalhos concluídos, recebeu melhorias nesta semana, com a instalação de 22 novas luminárias de LED, com 200W de potência cada uma, melhorando a iluminação na estrutura e, automaticamente, a segurança dos usuários.

“É uma iluminação mais eficiente e que vai gerar 70% de economia com energia. Isso vai deixar a estrutura ainda mais bonita e segura para quem passa diariamente por aqui. Em breve, vamos virar essa página da Ponte dos Barreiros, entregando um equipamento mais moderno para a população”, disse o prefeito Kayo Amado.

Andamento das obras

Entre os serviços já concluídos, estão a recuperação das 217 estacas, recuperação das estruturas metálicas, alteamento do New Jersey, substituição dos aparelhos de apoio de neoprene, recuperação dos berços das juntas de dilatação, recuperação dos guarda-corpos de passarela, recuperação da iluminação e remanejamento da adutora de água.

Em andamento, estão a restauração da estrutura de concreto (vigas, lajes e blocos), que chegou a 95% recentemente; a instalação dos perfis elastoméricos das juntas de dilatação, também em 95%; e a recuperação da passarela, que está em 60%.

O cronograma da obra segue mantido, com previsão de conclusão no final de julho. Ao término, a Ponte dos Barreiros terá um aumento de 40% na sua capacidade de carga, passando de 32 para 45 toneladas.

Histórico da reforma

A reforma teve início em agosto de 2021, com a montagem do canteiro avançado de obras, dos andaimes e balsas, para que o pontapé no serviço estrutural pudesse ser dado.

Na metade de setembro, os trabalhadores contratados da Jatobeton, empresa responsável pela obra, iniciaram os reparos em todas as estacas, transversinas, longarinas, New Jersey, juntas de dilatação e guarda-corpo da ponte, serviços realizados em diversas frentes de trabalho.

Houve a troca das juntas de dilatação (dispositivos usados para absorver a variação volumétrica dos materiais, devido às mudanças de temperatura, e também utilizados para mitigar os efeitos da vibração e movimentação da estrutura, decorrentes do tráfego de veículos), garantindo a movimentação natural e a vida útil da ponte.

Outro serviço realizado foi o “macaqueamento”, que consiste em levantar a estrutura da ponte em alguns centímetros para a colocação de uma nova borracha nitrílica, garantindo a absorção dos impactos diários que a estrutura sofre.

A frente de trabalho é composta por cerca de 150 funcionários.

Avanços da Obra da Ponte dos Barreiros:

1 – Estacas concluídas (217) – 100%
2 – Recuperação das estruturas metálicas – 100%
3 РRecupera̤̣o das estruturas de concreto (vigas, lajes e blocos) Р95%
4 – Alteamento dos New Jersey – 100%
5 РSubstitui̤̣o dos aparelhos de apoio de neoprene Р100%
6 РRecupera̤̣o dos ber̤os das juntas de dilata̤̣o Р100%
7 РInstala̤̣o dos perfis elastom̩ricos das juntas de dilata̤̣o Р95%
8 РRecupera̤̣o dos guarda-corpos da passarela Р100%
9 РRecupera̤̣o da ilumina̤̣o Р100%
10 РRecupera̤̣o da passarela Р60%
11 – Remanejamento da adutora de água (responsabilidade da SABESP) – 100%

Foto: Divulgação PMSV