O animal foi resgatado no dia 9 de agosto com vida, na Praia de Boracéia, recebendo atendimento veterinário pelo Instituto Gremar, em Guarujá, mas não resistiu e morreu no dia seguinte.
Foto: Divulgação / Instituto Gremar
Por Vinícius Farias
Uma ave da espécie grazina-delicada (Pterodroma moliis) acabou morrendo após ter engolido dois balões de festa, em Bertioga. O animal foi resgatado no dia 9 de agosto com vida, na Praia de Boracéia, recebendo atendimento veterinário pelo Instituto Gremar, em Guarujá, mas não resistiu e morreu no dia seguinte.
A ave foi encontrada com sinais de hipotermia e exaustão, sem conseguir voar. No exame de necropsia, a equipe constatou que o estômago dela estava distendido, sem alimentos. Havia apenas duas bexigas.
De acordo com o Gremar, esse tipo de material, dentro do trato digestório do bicho, atrapalha a alimentação dele, podendo dar uma falsa sensação de saciedade, fazendo com que ele não se alimente. A bexiga também pode causar uma obstrução do trato gastrointestinal, resultando na morte do animal.
O Instituto informou que o salvamento faz parte do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Eles também dizem que o descarte incorreto do lixo é um dos grandes problemas atuais na luta contra a poluição do mar e que uma boa opção para evitar a poluição é parar o consumo de certos materiais, como balões de festa.
Quem encontrar esse tipo de animal ou outras espécies marinhas, sejam vivas ou mortas, deve entrar em contato com o Gremar pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.