PUBLICIDADE

Região / Meio Ambiente

Cidades da Região assinam “Carta de Santos” para enfrentamento da poluição marinha

Da Redação

Secretários municipais de Meio Ambiente da Baixada Santista assinaram acordo para construir ações conjuntas para o combate ao lixo no mar na região. O compromisso foi firmado no encontro intitulado ‘Ciência para a tomada de decisão’, que ocorreu na tarde desta terça-feira (11), no campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no Centro Histórico de Santos. A reunião faz parte do evento internacional da Unesco ‘Diálogos da Cultura Oceânica’.

A ideia é unir esforços para atuar de forma metropolitana em um problema que é comum às nove cidades da Baixada, explica o secretário de Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório. Como resultado do encontro, os secretários assinaram a Carta de Santos para o enfrentamento da poluição marinha.

“Nosso objetivo é desenvolver ações estratégicas para compreender o problema da poluição na Baixada e desenvolver esforços junto ao governo estadual para propor soluções para a redução da poluição”, explica o secretário.

As propostas preveem a construção de uma base de dados integrada com informações sobre lixo no mar na região, com a criação de uma rede de monitoramento dos resíduos encontrados para alimentar a base de dados.

Está prevista ainda a produção de um plano para o combate ao lixo no mar integrado regionalmente e que seja alinhado com o Plano Estratégico de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar (Pemalm) e com o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar.

A ação também pretende incluir e incentivar maior diálogo com as universidades com o objetivo de promover mais interação entre a produção de conhecimento e a gestão pública.

Foto: Divulgação PMS