Da Redação
Na noite de terça-feira (7), uma equipe da Polícia Militar Ambiental Marítima de São Paulo, subordinada ao 3ºBPAmb, patrulhava as praias do município de Guarujá, no intuito de coibir irregularidades de pesca, quando na praia da enseada, receberam informações da Guarda Civil Municipal, de que um pequeno golfinho apareceu na arrebentação no início da praia da enseada, emalhado em um pedaço de rede pesca e muito debilitado.
Imediatamente, os policiais militares se deslocaram até o ponto passado e no trajeto, já cientificaram o GREMAR, órgão especializado em resgate de animais marinhos na região, solicitando inclusive que enviassem uma equipe ao local, com médica veterinária.
De pronto, um biólogo do GREMAR, que recebeu nossa solicitação e estava próximo, rapidamente foi ao local, dando início aos procedimentos junto ao cetáceo. Em seguida, a equipe da Polícia Marítima chegou ao local indicado, fez contato com o biólogo, constatando se tratar de um filhote de toninha, nome científico “Pontoporia blainvillei”, espécie de golfinho ameaçada de extinção, com pouco mais de cinquenta centímetros de comprimento e escoriações ao redor de seu no focinho devido a interação com o petrecho de pesca que já havia sido retirado de seu corpo antes de nossa chegada, um pedaço de rede com três metros de comprimento, aparentemente do tipo “arrasto”, nitidamente cortada em todas as extremidades.
Uma outra equipe da Guarda Civil Municipal de Guarujá também compareceu ao local, e também prestou apoio até o final das ações na praia.
A Polícia Marítima auxiliou nos procedimentos de resgate do cetáceo, seguindo as orientações dos biólogos e médica veterinária do GREMAR no local e após quase duas horas de esforços e medicações, o animal foi estabilizado pelos profissionais do instituto, momento que realizamos a escolta da equipe até a base do instituto no bairro do Tombo, onde permanecemos até a estabilização inicial do animal em tanque próprio para acompanhamento de sua evolução de saúde.
Confira vídeo do resgate no Instagram @maissantos
Foto: Divulgação