Da Redação
A Guarda Civil Ambiental (GCM Ambiental) de São Vicente efetuou a destinação de alguns animais silvestres salvos para o Parque Ecológico Tietê, em São Paulo. O transporte ocorreu na manhã de quinta-feira (14). O principal objetivo do deslocamento foi encaminhar os bichinhos de volta à natureza, trazendo, assim, uma melhor qualidade de vida.
Um jabuti piranga, duas tartarugas tigres d’água de orelha vermelha e um periquitão maracanã foram levados de forma cautelosa pelo Pelotão Ambiental até o espaço. Os répteis estavam sob os cuidados da Guarda Ambiental e foram resgatados nos bairros Bitaru, Japuà e Parque São Vicente, entre os dias 7 e 11 de janeiro. Já a ave foi encontrada em Praia Grande e contou com a ajuda da equipe vicentina para chegar até São Paulo.
O trabalho da GCM Ambiental abrange desde ao salvamento até o encaminhado correto de cada animal.
Parque Ecológico Tietê
Inaugurado em 1982, na Zona Leste de São Paulo, foi criado para preservar fauna e flora da várzea do rio Tietê. Além de proporcionar lazer com diversas atividades culturais, educacionais, recreativas e esportivas e de lazer. O ambiente é especializado na recuperação de animais silvestres que são resgatados nas áreas urbanas.
A Prefeitura de São Vicente orienta a população para que, ao se deparar com um animal silvestre, entre em contato com a Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal, nos telefones 3569-2274 e 99679–3604, ou pelo número 153 diretamente com a GCM. É possÃvel também mandar e-mails, pelos endereços: gcmpamb@saovicente.sp.gov.br e gcmambiental09@gmail.com.
Foto da capa: Divulgação/Prefeitura de São Vicente