Da Redação
A PolĆcia Militar Ambiental, com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de PeruĆbe, realizaram operação conjunta contra possĆveis Ć”reas de invasĆ£o, alĆ©m de demolição em edificaƧƵes construĆdas em locais especialmente protegidos e com iminente risco de agravamento ambiental. As aƧƵes foram realizadas na Avenida Santa Cruz x Rua Santo Amaro, no bairro Santa Cruz.
No local, os policiais fizeram contato com os participantes da operação, dentre eles o chefe do grupo de regularização e ordenamento de território da Prefeitura Municipal de PeruĆbe (GROT), representante da Funai, representante da Elecktro, representante da Sabesp e um engenheiro da Prefeitura de PeruĆbe.
Após planejamento, as equipes se deslocaram até o bairro Santa Cruz (floresta alta de restinga em estÔgio médio de regeneração natural, bioma de mata atlântica (lei 11.428/06), fora de unidade de conservação, em zona de amortecimento do PESM, Ôrea externa estratégica da estação ecológica tupiniquins, inserida dentro e fora de terra Indigena-Aldeia Piaçaguera). A intenção era realizar demolição nas edificações irregulares e em Ôreas especialmente protegidas e com iminente risco de agravamento ambiental.
Foram aplicadas a sanção de demolição em sete edificaƧƵes, sem sinais de habitabilidade e irregulares. AlĆ©m das infraƧƵes ambientais e furto de Ć”gua e energia, em pesquisa com os representantes da Prefeitura Municipal de PeruĆbe e da Funai, confirmamos que as edificaƧƵes demolidas, nĆ£o possuĆam nenhum tipo de autorização, alvarĆ” ou licenƧa.
Durante as demoliƧƵes das obras irregulares, as equipes da Sabesp e Elecktro realizaram nas ruas citadas e nas ruas adjacentes, uma fiscalização, identificando e desfazendo os pontos irregulares de Ć”gua e luz, foram destruĆdas pelas equipes tĆ©cnicas, aproximadamente 20 pontos de uso de Ć”gua e luz irregular.
No momento da operação e da fiscalização das equipes da Elecktro e da Sabesp, não foi presenciado nenhum responsÔvel pelas edificações demolidas e fiscalizadas, tampouco, alguém que pudesse servir de testemunha.
Ao tĆ©rmino da operação conjunta no interior da aldeia PiaƧaguera, seis edificaƧƵes foram demolidas e 20 locais com pontos de Ć”gua e luz irregulares, tiveram as ligaƧƵes desativadas pelas equipes especĆficas.
Foto: Divulgação