PUBLICIDADE

Região / Meio Ambiente

Operação em Peruíbe age contra possíveis Ôreas de invasão e faz demolição de edificações em locais protegidos

Da Redação

A Polícia Militar Ambiental, com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Peruíbe, realizaram operação conjunta contra possíveis Ôreas de invasão, além de demolição em edificações construídas em locais especialmente protegidos e com iminente risco de agravamento ambiental. As ações foram realizadas na Avenida Santa Cruz x Rua Santo Amaro, no bairro Santa Cruz.

No local, os policiais fizeram contato com os participantes da operação, dentre eles o chefe do grupo de regularização e ordenamento de território da Prefeitura Municipal de Peruíbe (GROT), representante da Funai, representante da Elecktro, representante da Sabesp e um engenheiro da Prefeitura de Peruíbe.

Após planejamento, as equipes se deslocaram até o bairro Santa Cruz (floresta alta de restinga em estÔgio médio de regeneração natural, bioma de mata atlântica (lei 11.428/06), fora de unidade de conservação, em zona de amortecimento do PESM, Ôrea externa estratégica da estação ecológica tupiniquins, inserida dentro e fora de terra Indigena-Aldeia Piaçaguera). A intenção era realizar demolição nas edificações irregulares e em Ôreas especialmente protegidas e com iminente risco de agravamento ambiental.

Foram aplicadas a sanção de demolição em sete edificações, sem sinais de habitabilidade e irregulares. Além das infrações ambientais e furto de Ôgua e energia, em pesquisa com os representantes da Prefeitura Municipal de Peruíbe e da Funai, confirmamos que as edificações demolidas, não possuíam nenhum tipo de autorização, alvarÔ ou licença.

Durante as demolições das obras irregulares, as equipes da Sabesp e Elecktro realizaram nas ruas citadas e nas ruas adjacentes, uma fiscalização, identificando e desfazendo os pontos irregulares de Ôgua e luz, foram destruídas pelas equipes técnicas, aproximadamente 20 pontos de uso de Ôgua e luz irregular.

No momento da operação e da fiscalização das equipes da Elecktro e da Sabesp, não foi presenciado nenhum responsÔvel pelas edificações demolidas e fiscalizadas, tampouco, alguém que pudesse servir de testemunha.

Ao término da operação conjunta no interior da aldeia Piaçaguera, seis edificações foram demolidas e 20 locais com pontos de Ôgua e luz irregulares, tiveram as ligações desativadas pelas equipes específicas.

Foto: Divulgação