PUBLICIDADE

Regi√£o / Meio Ambiente

PF deflagra Operação Urutau 2, de combate ao tráfico de animais silvestres

Da Redação

A PF deflagra na manh√£ desta sexta-feira (4) a opera√ß√£o Urutau 2, no combate ao tr√°fico de animais silvestres, em a√ß√£o conjunta com o Minist√©rio P√ļblico Federal, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de S√£o Paulo, Pol√≠cia Militar Ambiental do S√£o Paulo, Pol√≠cia Militar Ambiental do Mato Grosso do Sul e o IBAMA.

Est√£o sendo mandados expedidos pelo Ju√≠zo da 5¬™ Vara Federal da Se√ß√£o Judici√°ria de S√£o Paulo, sendo: 14 mandados de pris√Ķes preventivas, 17 de busca e apreens√£o e cinco mandados de sequestro/apreens√£o de ve√≠culos, nas cidades de Diadema, S√£o Paulo, Jacare√≠, Mongagu√°, Ivinhema/MS, Novo Horizonte do Sul/MS, Aparecida de Goi√Ęnia/GO, Curitiba/PR e Alagoinha/PE.

 - REVISTA MAIS SANTOS  - REVISTA MAIS SANTOS  - REVISTA MAIS SANTOS

Em Mongaguá, foram apreendidos 46 animais nativos, sendo 45 passeriformes e um réptil.
A ação teve apoio do veterinário da Prefeitura, que atestou os maus tratos.  Foram elaborados autos por cativeiro irregular e maus tratos.

Foram apreendidos diversos petrechos utilizados para o tráfico de animais silvestres, chamando a atenção da equipe a apreensão de 1.215 caixas de leite preparadas para transportar os animais. O casal de infratores foi multado e recolhido a carceragem da Polícia Federal. Os espécimes foram encaminhados ao CRAS Anhanguera.

Com a an√°lise das provas colhidas na Opera√ß√£o Urutau, deflagrada em maio do ano passado, foram identificados outros n√ļcleos criminosos respons√°veis pela promo√ß√£o massiva de mercancia il√≠cita de animais silvestres, motivando a Urutau 2.

Nome

O nome da operação é uma alusão aos urutaus: aves exclusivamente noturnas e que utilizam bem a sua plumagem para se camuflar, confundindo-se com o ambiente, de modo a dificultar a sua localização pelos predadores. No caso da operação policial, os investigados praticam crimes ambientais de tráfico de animais silvestres em escala.

Fotos: Divulgação