PUBLICIDADE

Região / Meio Ambiente

Praia Grande: homem é detido por desmatar área de reserva legal no Ribeirópolis

Da Redação

Um homem foi detido pela Guarda Ambiental, da Guarda Civil Municipal (GCM) acusado de desmatar uma área de Reserva Legal no Bairro Ribeirópolis. O flagrante é resultado de um trabalho preventivo contínuo, visando coibir a ocupação irregular de terrenos de propriedade alheia, tanto públicos quanto privados.

As equipes da Guarda Ambiental estavam em patrulhamento por uma área de Reserva Legal quando flagraram o desmatamento de uma área de 75m² e a construção de um barraco de 9m². O infrator foi localizado, identificado e detido. Ele responderá pela destruição de floresta considerada de preservação permanente, com pena de 1 a 3 anos de detenção, acumulando multa que parte de R$ 5 mil.

De acordo com o inspetor Fábio Marques estes locais estão mapeados e constituem 18 áreas prioritárias. “A fiscalização é organizada pela Comissão Especial de Proteção das Áreas de Preservação, que envolve diversos setores da Administração, tendo a Guarda Ambiental na linha de frente”.

Para o coordenador da Comissão, o secretário de Habitação, Anderson Mendes, o trabalho dá resultado graças à união de esforços dos setores envolvidos. “Somado às ferramentas que foram disponibilizadas podemos trazer esse resultado positivo, evitando o oportunismo e a ocupação desordenada no Município”.

Conforme levantamento do Setor de Proteção Ambiental da GCM, que inclui a Guarda Ambiental, mais de 800 boletins de ocorrência foram registrados em 2021, sendo grande parte relacionada a crimes ambientais e ocupações irregulares.

Dos 896 boletins de ocorrência registrados ao longo do ano passado, 589 estão relacionados com a contenção de invasões, incluindo 113 flagrantes de crime ambiental com 154 pessoas detidas, além de mais de 2 mil metros³ de resíduos da construção civil apreendidos.

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Praia Grande