O animal não tinha ferimentos e foi encaminhado para a Área de preservação Ambiental (APA) Serra de Santo Amaro.
Foto: Guarda Civil Ambiental de Guarujá
Por Vinícius Farias
Um gambá-de-orelhas-pretas (Didelphis aurita), popularmente conhecido como “Saruê”, foi encontrado na última terça-feira (26), em uma empresa de reciclagem, em Vicente de Carvalho, no Guarujá.
De acordo com a administração municipal, o Grupamento de Defesa Ambiental da Guarda Civil Municipal.
O animal não tinha ferimentos e foi encaminhado para a Área de preservação Ambiental (APA) Serra de Santo Amaro, com acesso pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni.
Sobre a espécie
O gambá-de-orelha-preta é uma espécie de gambá que habita o Brasil, Argentina e Paraguai. Eles possuem em média 37 centímetros de comprimento no corpo, e outros 33 centímetros em sua cauda. Por esse motivo, é uma das maiores espécies de marsupiais no Brasil. Pesam entre 1,3 e 1,5 quilo, com as fêmeas sendo ligeiramente mais leves e menores.
Sua coloração é cinza ou preta, com uma camada de sobrepelos com pontas brancas. Seu rosto é marcado por três estrias escuras, uma junto a cada olho e uma ao longo da linha mediana do rosto. Possui uma glândula que exala odor desagradável na região posterior do corpo que é liberado quando o animal se sente ameaçado e é obrigado a se fingir de morto.
O gambá-de-orelha-preta é onívoro e se alimenta de artrópodes (sobretudo Hymenoptera, Isoptera e Coleoptera), pequenos vertebrados (roedores, aves e lagartos) e frutos.