PUBLICIDADE

Região / Polícia

PG: Guarda Ambiental flagra dupla extraindo orquídeas em área de conservação

Da Redação

A Guarda Ambiental de Praia Grande, que integra a Guarda Civil Municipal, flagrou dois homens extraindo 23 unidades de orqu√≠deas de uma √°rea de conserva√ß√£o ambiental localizada no Parque Estadual Serra do Mar – Unidade Itutinga Pil√Ķes, em Praia Grande, no √ļltimo s√°bado (14). Com os acusados havia fac√Ķes e caixas para transportar as plantas.

De acordo com o inspetor F√°bio Rog√©rio Marques, uma equipe do grupamento estava em vistoria pela trilha que d√° acesso ao parque quando viu os dois homens com roupas adaptadas para extrativismo, fac√Ķes corta-mato presos √† cintura e as caixas contendo as plantas. Nas caixas, havia 23 unidades da orqu√≠dea da esp√©cie Rodriguezia Venusta, acondicionadas em sacos pl√°sticos, evidenciando a extra√ß√£o irregular.

‚ÄúTrata-se de uma esp√©cie nativa e comum na Mata Atl√Ęntica, mas √© explorada por ser de uso ornamental. Toda extra√ß√£o vegetal demanda de autoriza√ß√£o espec√≠fica‚ÄĚ, declarou o inspetor.

A dupla foi levada para a Delegacia Sede da cidade e o material apreendido. Eles foram enquadrados no artigo 50 da Lei de Crimes Ambientais e aplicação de multa no valor de R$ 13.800,00, respondendo em liberdade. As orquídeas já foram devolvidas ao habitat natural, no Parque
Estadual Serra do Mar.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande