Operação teve grande foco na pesca do camarão, espécie em seu período de defeso
A Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3° BPAmb, a CIAMAR, sob o comando do Capitão PM Jefferson Jesus dos Santos, desencadeou Operação contra a pesca ilegal e predatória, sobretudo fiscalizando a pesca do camarão, espécie no defeso, período que se iniciou em 01 de março e vai até 31 deste mês (maio).
A Operação que teve início ainda na madrugada do dia 22, perdurou até o fim da noite, onde foram empregados 53 Policiais Ambientais, 06 embarcações e 8 viaturas, onde diversas equipes realizaram patrulhamento por todo Porto de Santos, costeira e rios dos municípios de Guarujá, Bertioga, Santos, São Vicente, Cubatão e Praia Grande. O Policiamento Ostensivo Náutico, resultou na abordagem de 26 pescadores e 12 embarcações pesqueiras. Já por terra, foram fiscalizados 09 comércios de pescados e frigoríficos, além de realizar bloqueio policial, resultando em 12 veículos vistoriados, 25 pessoas abordadas, as quais também receberam orientações quanto à prevenção ao Covid-19.
A Operação resultou em R$ 10.200,00 em multas e apreensão de 220 quilos de camarão sete-barbas, nome científico: Xiphopenaeus kroyeri , crustáceo em seu período de defeso, os quais foram imediatamente doados ao Lar Residencial Esperança e Vida, instituição beneficente da região.
Durante toda a operação, foram observadas pelas equipes as regras de segurança quanto ao Covid-19, adotando procedimentos de proteção e orientações a população.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone (13) 3348-4774.