A Secretaria do Estado de São Paulo dará inÃcio a uma nova campanha de vacinação contra o vÃrus da Influenza, que deve começar na quarta-feira (10) na Baixada Santista e será dividida em etapas para os diferentes públicos. Em 2018, foram registrados 2.538 casos de SÃndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado relacionados ao vÃrus Influenza, causador de gripes, e 580 óbitos. Na Baixada Santista, foram 17 casos e 7 óbitos.
A campanha, realizada realizada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em conjunto com as administrações municipais da região, tem como objetivo vacinar 626,5 mil pessoas. Em todo o estado, a expectativa é de que 90% da população-alvo seja vacinada,
Considerando apenas a região da Baixada Santista, a meta é vacinar mais de 221,4 mil idosos (60 anos ou mais); aproximadamente 125,5 mil crianças (de seis meses até seis anos); cerca de 62,7 mil de profissionais de saúde; 17 mil gestantes e 2,9 mil puérperas (com até 45 dias após o parto), entre outros.
O Ministério da Saúde informou que a campanha ocorrerá em duas etapas. A primeira começa no dia 10, e é voltada para gestantes, puérperas e crianças a partir de seis meses e menores de seis anos. Além disso, na primeira fase também haverá uma campanha para atualização das carteiras vacinais dos pacientes desse grupo.
Entre 22 de abril até o dia 31 de maio, será realizada a segunda etapa dos demais grupos de risco, entre eles, idosos, profissionais da saúde, população indÃgena, professores e pacientes com doenças crônicas, como asma, diabetes, doenças imunossupressoras e outras.
O “Dia D” acontece no dia 4 de maio e os postos de vacinação funcionará aos sábado, das 8 à s 17h.
A vacina é produzida pelo Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria, que neste ano disponibilizou 64 milhões de doses ao Ministério para a realização da campanha em todo o Brasil. Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2019 irá prevenir a população alvo contra o vÃrus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.