PUBLICIDADE

Região / Saúde

Cubatão antecipa segundas doses de vacinas neste sábado para quem completa prazo nos dias 11 e 12 de outubro

Da Redação

Devido ao feriado de terça-feira, 12 de outubro, a Secretaria de Saúde vai antecipar para este sábado (9), a aplicação de segundas doses de vacinas contra a covid-19 para as pessoas que completarem o período entre doses nos dias 10, 11 e 12. A vacinação é realizada no Centro Esportivo Pita, na Rua Arlindo Leandro, 13, Vila Nova, das 9 às 15 horas. A imunização volta a ser aplicada na quarta-feira, dia 13.

Além das segundas doses antecipadas e para quem já completou o período entre doses, também serão oferecidas primeiras doses para pessoas a partir de 12 anos de idade e terceiras doses para pessoas a partir de 60 anos e para profissionais da Saúde. As terceiras doses devem ser aplicadas seis meses após a segunda dose ou dose única.

Para primeiras doses, é necessário comparecer ao local com documento de identidade e comprovante de residência. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um adulto responsável ou ter em mãos um termo de responsabilidade. Seguindo as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Secretaria de Saúde do Estado, a Secretaria de Saúde de Cubatão mantém a imunização de adolescentes.

Pfizer

A Secretaria de Saúde lembra que o prazo entre doses da vacina Pfizer foi reduzido para 8 semanas, assim, as pessoas que receberam esse imunizante devem contar 8 semanas a partir da data da primeira dose para receber a segunda. A alteração só vale para as vacinas desse fabricante, a segunda dose das demais deve ser tomada na data indicada no cartão de vacinação.

Já a terceira dose, ou dose adicional, é ofertada a pessoas a partir de 60 anos e a trabalhadores da Saúde. Nos dois casos, podem tomar a dose de reforço quem tiver completado seis meses após a segunda dose.

Para segundas e terceiras doses, é necessário, além da identificação, apresentar o cartão de vacinação com as doses anteriores.

Foto: Arquivo