PUBLICIDADE

Regi√£o / Sa√ļde

Cubat√£o confirma caso de variante delta em paciente com sintomas leves

Da Redação

A Secretaria de Sa√ļde de Cubat√£o informa a notifica√ß√£o de um caso positivo de covid-19 na cidade causado pela variante delta do coronav√≠rus. O resultado foi recebido nesta segunda-feira (13). O caso se refere a um homem de 30 anos que realizou o teste PCR em 22 de agosto, quando iniciou a quarentena, j√° cumprida.

O paciente vive com a esposa e família, em um total de cinco pessoas, todas já vacinadas. Ele mesmo havia tomado a primeira dose em 8 de agosto e aguardava a passagem do intervalo para a segunda dose quando os sintomas apareceram. A esposa também sentiu sintomas respiratórios, mas o teste foi negativo.

O resultado confirma a transmiss√£o comunit√°ria da variante pela Baixada Santista, como j√° detectado em outros munic√≠pios da regi√£o. De acordo com o Servi√ßo de Vigil√Ęncia Epidemiol√≥gica (SVE), o paciente nem a fam√≠lia t√™m hist√≥rico recente de viagens internacionais ou interestaduais.

Apesar da presença da variante, o índice de transmissão em Cubatão mantém-se baixo. O Programa de Testagem do município que vem sendo realizado aos sábados com mais de 250 testes por semana tem apresentado resultados positivos em menos de 1% do total. O índice de alerta sobre a transmissão é de 5% de testes positivos. O índice de positivo menor que 1% dos testes semanais, realizados em pessoas sem sintomas, reforça o avanço da vacinação no município.

O m√™s de agosto foi o que registrou o maior n√ļmero de doses aplicadas desde o in√≠cio da campanha de imuniza√ß√£o, com 35.030, o equivalente a 26,51% das 132.112 doses aplicadas contra covid-19 at√© 9 de setembro, √† frente de julho e junho, com, respectivamente, 25.418 e 24.603 doses.

Já a ocupação de leitos de UTI por covid está com a média semanal de 29,59%, com 5 dos 14 Leitos ocupados nessa segunda-feira (13).

Em relação ao atendimento, o Pronto-Socorro Central tem realizado uma média de 41 coletas diárias para a realização de exames, média próxima a de agosto, com 37 coletas por dia.

Independentemente da variante, a Secretaria de Sa√ļde ressalta que o mundo ainda se encontra em pandemia e que os cuidados seguem os mesmos, uso correto de m√°scaras, distanciamento social e a limpeza das m√£os com √°gua e sab√£o ou √°lcool em gel. Al√©m da vacina√ß√£o plena com duas doses ou dose √ļnica no caso da Janssen.