O ano de 2019 começou com casos de febre amarela confirmados no Litoral de São Paulo. Por esse motivo, buscando prevenir os casos de febre amarela e da proliferação dos mosquitos que também transmitem a dengue e a chikungunya, a secretaria de Saúde do Guarujá fará um esquema especial para a aplicação das vacinas nos bairros da Prainha e do Perequê, no próximo sábado (26). Além disso, equipes de combate ao mosquito estarão indo até as casas dos moradores para orientá-los sobre os cuidados a serem tomados.
Essa ação especial será feita à s 9h30 para os moradores da Prainha Branca, comunidade que fica localizada na Serra do Guararu. Já os moradores do Perequê receberão as doses à s 11h, na Unidade de Saúde da FamÃlia do bairro, na rua Rio Branco, 235.
De acordo com os dados da Prefeitura de Guarujá, desde 2018, 190.906 pessoas já foram imunizadas contra a febre amarela, mais de 69% da cobertura vacinal. No entanto, o público estimado para imunização pela Secretaria da Saúde da cidade, era de 275.974, número ainda não alcançado. Segundo a Prefeitura, não existem registros de macacos mortos.
Outras cidades
A cidade de Eldorado, foi a primeira cidade do Vale do Ribeira a confirmar sete casos de pacientes com a doença, sendo que três pacientes vieram a óbito. Segundo a prefeitura de Eldorado, em 2018, foram aplicadas cerca de nove mil doses da vacina contra a febre amarela.
Segundo a Prefeitura de Bertioga, existe um caso de febre amarela em investigação. Em 2018, foram confirmados 12 casos de dengue, um de chikungunya e nenhum caso de febre amarela. Em janeiro deste ano, nenhum caso foi confirmado para as três doenças.