PUBLICIDADE

Regi√£o / Sa√ļde

Obras do Pronto-Socorro Central Guilhermina avançam em Praia Grande

Da Redação

As obras do futuro Pronto-Socorro Central Guilhermina seguem avançando em Praia Grande. O novo equipamento está sendo implantado no antigo prédio do Cemas (Centro de Especialidades Médicas Ambulatoriais e Sociais), na Avenida Presidente Kennedy. O objetivo é ampliar o atendimento da rede de urgência e emergência do Município.

O prédio está sendo todo remodelado para atender a população com qualidade e conforto. No momento está sendo concluída a instalação da rede elétrica, gases medicinais, lógica (comunicação) e hidráulica. Toda a parte de alvenaria já foi finalizada. Está em andamento a aplicação de revestimentos nas salas e consultórios, além da execução do sistema de pressurização das escadas, para dar maior segurança às pessoas em caso de incêndio. Além disso, está sendo executado por funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) o acesso para os veículos na entrada principal do estabelecimento.

O Pronto-Socorro Central Guilhermina será a porta de entrada do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, atuando de forma integrada, tudo para aprimorar os fluxos e direcionar melhor os atendimentos do hospital para casos mais graves e complexos. O equipamento será gerido pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), que também é responsável pelo Hospital.

Atendimento

O Pronto-Socorro Central contará com equipamentos modernos e todos os profissionais necessários para o atendimento de urgência e emergência. A nova unidade atenderá clínica médica, pediatria, traumatologia e ortopedia e contará com a inclusão de leitos de observação de pacientes adulto e infantil, que estarão em andares separados.

Um dos diferenciais do Pronto-Socorro Central será a instalação de uma sala odontológica para atendimentos de urgência. O equipamento contará também com duas salas de cirurgia para pequenos procedimentos ambulatoriais, que contribuirá em diminuir o tempo de espera para esse tipo de cirurgia, que normalmente depende de vagas do Governo do Estado.

No local poder√£o ser feitos exames de eletrocardiograma, raio-x e tomografia computadorizada, al√©m de coleta de exames laboratoriais. Todos os ambientes ter√£o computadores conectados √† rede informatizada da Sa√ļde do Munic√≠pio, ampliando o acesso √†s informa√ß√Ķes do paciente e possibilitando uma maior agilidade nos atendimentos.

Estrutura 

Uma recep√ß√£o central com triagem far√° o encaminhamento dos pacientes para os andares e √°reas espec√≠ficos, que tamb√©m contar√£o com recep√ß√Ķes pr√≥prias. Tudo para agilizar e direcionar o atendimento corretamente, diminuindo o tempo de espera.

O edif√≠cio de quatro andares ter√° os atendimentos divididos da seguinte forma: al√©m da recep√ß√£o e da triagem, o t√©rreo ser√° dedicado √† estabiliza√ß√£o de pacientes de urg√™ncia adulto e infantil e atendimento de traumatologia; o primeiro pavimento atender√° o p√ļblico adulto, com duas salas com leitos de observa√ß√£o, masculina e feminina, consult√≥rios de cl√≠nica m√©dica, isolamento, salas de exames; o segundo andar ficar√° exclusivamente para o p√ļblico infantil, com leitos de observa√ß√£o, isolamento, consult√≥rios de pediatria e brinquedoteca, al√©m da farm√°cia central; o terceiro pavimento abrigar√° duas salas de cirurgias ambulatoriais, Servi√ßo de Atendimento Domiciliar (SAD), posto de coleta laboratorial, salas de descompress√£o e de descanso para os profissionais e refeit√≥rio.

Com essa unidade mais ampla e moderna, boa parte da demanda espont√Ęnea de urg√™ncia e emerg√™ncia dever√° ser atendida no pr√≥prio Pronto-Socorro Central. Dessa forma, o Complexo Hospitalar Irm√£ Dulce poder√° se dedicar aos casos que necessitam interna√ß√£o, disponibilizando mais leitos de cirurgia e p√≥s-operat√≥rio. O PS Central e o Hospital trabalhar√£o integrados, com apoio da Regula√ß√£o Municipal, que ter√° a miss√£o de aprimorar o fluxo de atendimento dos pacientes, encaminhando-os, quando necess√°rio, do Pronto-Socorro Central para o Hospital.

Foto: Divulgação/PMPG