Novo espaço conta com 18 leitos de UTI, 20 leitos de enfermaria, cinco de recuperação anestésica, aparelho para videolaparoscopia e quatro salas cirúrgicas; no geral, agora Hospital do Vicentino disponibiliza 105 leitos.
VÃdeo: Divulgação / Prefeitura de São Vicente
Da redação
Nesta terça-feira (7), a Prefeitura de São Vicente inaugurou a 2ª fase do Hospital do Vicentino, com uma área de 1.241,49 metros quadrados construÃdos no andar térreo, anexo ao prédio entregue na 1ª fase, em junho do ano passado. O espaço tem quatro salas de cirurgia, cinco leitos de recuperação anestésica, 20 leitos de enfermaria cirúrgica e mais 18 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O equipamento contará também com aparelho de videolaparoscopia, para realização de cirurgias.
No total, somando-se o que já havia sido entregue na primeira fase, com o que está sendo entregue agora, o Hospital do Vicentino passa a disponibilizar 105 leitos.
Com o novo Centro Cirúrgico, poderão ser realizadas na Cidade, além de cirurgia geral, intervenções ginecológicas, de trauma, eletivas de especialidades, além de cirurgias de urgência, como a de otorrino e a cirurgia pediátrica.
“Com essa inauguração, ampliamos os atendimentos no Hospital do Vicentino e damos mais um passo importante para a desmobilização do Crei e futura demolição daquele prédio. Lá, iremos erguer a nova Unidade de Pronto Atendimento Central. Estamos, aos poucos, tirando todos os nossos projetos do papel, com muito planejamento, para dar ao vicentino o serviço de saúde que ele merece, com equipamentos melhores também para os profissionais atuarem. É mais um dia muito feliz”, declarou o prefeito Kayo Amado.
“Importante ressaltar que vamos dar inÃcio a um novo ciclo no MunicÃpio. Vamos poder ampliar as ofertas das cirurgias eletivas, como exemplo as de vesÃcula e hérnia, que eram realizadas em outro municÃpio porque não tÃnhamos aparelho de videolaparoscopia. Agora, com toda essa estrutura que o hospital oferece, novas salas, leitos para recuperação cirúrgica e a aquisição do aparelho, vamos conseguir operar os pacientes da Cidade aqui mesmo, sem precisar que sejam encaminhados para a cidade vizinhaâ€, esclarece Mirella Fukuda, cirurgiã geral e diretora técnica do Hospital do Vicentino.
O aparelho de videolaparoscopia além de ser uma inovação para a Cidade, permite que o doente tenha alta com mais agilidade, com menos dor no pós-operatório e retorno à s atividades normais com mais agilidade. Com o aparelho, será possÃvel a realização de algumas cirurgias de urgência, como apendicite.
As primeiras intervenções para a estreia das salas estão marcadas para quarta-feira (8), à s 10 horas. Serão duas cirurgias de vesÃcula.
Outra novidade é que dentro do Centro Cirúrgico terá a Central de Esterilização de Materiais, que conta com duas autoclaves que vão esterilizar o material para todo o MunicÃpio.
“Depois de muito trabalho é gratificante entregar esse novo espaço que vai disponibilizar mais oito leitos de UTI para a Cidade, tendo em vista que na primeira fase tÃnhamos apenas 10 leitos. A partir de agora, as cirurgias vão poder ser realizadas nesta nova instalação, com os nossos profissionais e com toda a estrutura que um hospital de verdade tem. Fico muito feliz e realizada em ver que esse projeto virou realidade e ainda vai melhorar o sistema de saúde da Primeira Cidade do Brasil. Não é só um hospital que está sendo entregue. É o amor e a dedicação de uma equipe inteira, que está trabalhando junto para que esse sonho se torne realidadeâ€, diz Michelle Santos, secretária da Saúde.
VÃdeo: Divulgação / Prefeitura de São Vicente
Quarteirão da Saúde:Â
O Quarteirão da Saúde contempla, além do Hospital do Vicentino, agora ampliado com a entrega da Fase 2, os seguintes equipamentos de saúde de atenção especializada: Centro de Atendimento de Traumatologia e Ortopedia (CATO), Centro de Apoio ao Diagnóstico (CAD), Centro de Atenção Psicossocial (Caps III Mater) e Centro de Atendimento Especializado à Saúde da Pessoa com Deficiência – Reabilitar I.
Essas unidades foram inauguradas em 28 de fevereiro deste ano e passam e funcionam em novo prédio, ao lado do Hospital do Vicentino, na Rua Costa Rego, s/n.
Todas essas novidades fazem parte do Programa Nova Saúde São Vicente, anunciado pelo prefeito Kayo Amado em dezembro de 2021.