Sete policlínicas da cidade santista e o Cemas (Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais) de Praia Grande vão aplicar vacinas para todas as idades, com o objetivo de atualizar a carteira de vacinação da população.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos
Por Vinícius Farias
Quem não teve tempo de se vacinar durante a semana, a oportunidade é se imunizar durante o fim dela. Em Santos e Praia Grande, sete policlínicas da cidade e o Cemas (Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais) vão aplicar vacinas para todas as idades, com o objetivo de atualizar a carteira de vacinação da população.
Para receber a vacina, é necessário levar um documento oficial com foto, comprovante de residência e carteira de vacinação. As vacinas de rotina que fazem parte do calendário nacional de imunização são oferecidas de acordo com a idade. A lista dos imunizantes disponíveis pode ser conferida no site do Ministério da Saúde.
Em Santos, as sete policlínicas da cidade vão funcionar apenas neste sábado (29), das 9h às 15h30. Em Praia Grande, o Cemas vai atender das 9 às 15 horas, no sábado (29) e domingo (30). Em ambas as cidades vão ser disponibilizados imunizantes contra a covid-19, gripe, meningite, HPV e outras doenças.
De acordo com a Prefeitura de Santos, estarão abertas as unidades: Piratininga (Praça João de Moraes Chaves s/nº), Rádio Clube (Avenida Hugo Maia s/nº) e São Jorge (Rua Francisco Ferreira Canto, 351), na Zona Noroeste; Caruara (Rua Andrade Soares s/nº), na Área Continental; Conselheiro Nébias (Avenida Conselheiro Nébias, 457) e Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284), na região Central; Nova Cintra ( Rua José Ozéas Barbosa s/nº), nos Morros.
As unidades Caruara, Conselheiro Nébias, Nova Cintra, Piratininga, Rádio Clube e Vila Mathias oferecem as doses das vacinas Pfizer Baby e Pfizer Pediátrica contra a covid-19, aplicadas em crianças de 6 meses a menores de 12 anos.
Segundo a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, é possível receber a vacina contra a influenza junto com o imunizante que combate a covid-19, não tendo necessidade de intervalo entre as vacinas.
Confira abaixo as doses indicadas da covid-19 para todas as faixas etárias:
– 1ª, 2ª e 3ª doses (esquema primário) para bebês de 6 meses a 2 anos;
– 1ª e 2ª doses (esquema primário) para crianças acima de 3 anos;
– 1º reforço para pessoas acima de 5 anos;
– 1º reforço para crianças de 3 e 4 anos que receberam duas doses de Coronavac;
– 2º reforço para pessoas com mais de 18 anos e imunossuprimidos entre 12 e 17 anos;
– 3º reforço para imunossuprimidos com mais de 18 anos;
– Vacina bivalente: pessoas acima de 18 anos, indivíduos com comorbidades, deficiência e imunossuprimidos maiores de 12 anos e gestantes e puérperas acima de 12 anos.