Uma carreta-tanque carregado com 25 mil litros de ácido sulfúrico pegou fogo, por volta das 4h50, desta quinta-feira (15), interditando a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, na altura do km 281, próximo ao bairro Humaitá, em São Vicente.
De acordo com o relato do motorista, o cubo das rodagens do semi-reboque travou e ao parar para verificar o problema, localizou o princÃpio de incêndio nas rodagens. Parado no acostamento, ele tentou conter as chamas por conta própria, mas não conseguiu.
Ao todo, cinco viaturas e 12 bombeiros chegaram no local rapidamente e logo isolaram a área em um raio de 800 metros ao redor do caminhão por medida de segurança, seguindo o protocolo da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria QuÃmica). O tráfego da via principal no sentido Praia Grande foi desviado para a pista marginal.
A Ecovias, concessionária que administra a rodovia, informou que o fogo foi controlado à s 5h38. A interdição total durou cerca de 1 hora e 40 minutos, com liberação das faixas 1 e 2 por volta das 7h10. Não houve vazamento da carga quÃmica nem impacto ambiental imediato, mas a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) enviou um técnico ao local para monitoramento. A companhia disse que 1,4 mil litro, contrariando o informado pela PMRv.
Equipes de uma empresa ambiental também foram mobilizadas para realizar o transbordo da carga de ácido, que seguiu intacta. O técnico da Cetesb aguarda a chegada do novo veÃculo, para orientar o procedimento. A carreta, parcialmente destruÃda pelas chamas, segue bloqueando a terceira faixa e o acostamento.