PUBLICIDADE

2.0 - REGIÃO

Registro, no Vale do Ribeira, tem novo prefeito

Da redação

Os vereadores de Registro, no Vale do Ribeira, diplomaram na manhã desta sexta-feira (28), Nilton José Hirota da Silva como novo prefeito da cidade. Ele ocupa a vaga de Gilson Wagner Fanti (PSDB), cassado do cargo em sessão realizada na noite de quinta-feira (27).

Gilson Fantin, ex-prefeito de Registro

O então, ex-chefe do executivo, foi alvo da Operação Prato Feito. A investigação da Polícia Federal em conjunto com a Controladoria Geral da União realizada em dezembro de 2018 buscava desmontar uma organização criminosa responsável por desviar recursos da educação em cidades de três estados (São Paulo, Bahia, Paraná) e mais o Distrito Federal.

No mês de março deste ano, a Câmara Municipal de Registro aprovou abertura de uma Comissão Processante. A proposta era apurar as denúncias contra Gilson Fantin. Em maio ele foi indiciado pela PF por participar do grupo criminoso investigado na operação. Ele responde por prática de corrupção ativa e passiva e fraudes em licitações para aquisição de uniformes escolares. Outras duas integrantes da equipe de Governo também foram indiciadas.

Ele não compareceu a sessão que culminou na cassação do mandato. Quem o representou foi o advogado Alexsander Neves Lopes. A mesa diretora colocou em votação as duas infrações político administrativa pela qual o prefeito respondia: omitir-se ou negligenciar na defesa de bens, renda, direitos ou interesses do município e proceder de maneira incompatível com o cargo. As duas foram votadas e aprovadas por unanimidade.

José Hirota, como é conhecido, era o vice-prefeito e foi empossado em sessão extraordinária.