
A Viação transporta 4 mil passageiros pagantes por dia, 2 mil com passes escolares e 8 mil com gratuidade, além de 4 mil alunos da rede pública de ensino (Guilherme Estevan/Divulgação)
O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Santos e região fará assembleia, às 19 horas desta terça-feira (30), para debater greve nos ônibus urbanos de Itanhaém a partir de segunda-feira (5).
Segundo o sindicato, se a paralisação for aprovada, a cidade ficará sem os 40 ônibus de passageiros e 50 veículos escolares da empresa Litoral Sul, que tem 130 empregados, com data-base de reajuste salarial em maio.
A Viação transporta 4 mil passageiros pagantes por dia, 2 mil com passes escolares e 8 mil com gratuidade, além de 4 mil alunos da rede pública de ensino.
“Em assembleia na noite de quarta-feira (24), a categoria declarou ‘estado de greve’. O pessoal reivindica reajuste salarial de 5,07% e R$ 1 a mais no vale-refeição de R$ 16. A empresa, porém, não quer reajustar em nada. Apenas mantém as cláusulas do atual acordo”, afirma o vice-presidente do sindicato, José Alberto Torres Simões, o Betinho.
O sindicato publicou, na sexta-feira (26), em jornal de circulação regional, o edital de convocação da assembleia, com base na Lei de Greve (7783-1989).
Na quinta-feira (1º), deverá ser publicado o aviso da paralisação aos usuários e autoridades. O jurídico do sindicato se prepara para acompanhar provável dissídio coletivo na Justiça do Trabalho.