Várias universidades da Baixada Santista anunciaram a suspensão de suas aulas presenciais, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde em relação aos cuidados de transmissão do novo coronavirus (Covid-19).
Entre as universidades públicas, a Fatec Baixada Santista emitiu uma nota informando que as aulas presenciais estão suspensas a partir desta segunda-feira (16). Em um comunicado em suas redes sociais, neste domingo (15) a Etec Dona Escolástica Rosa informou que seu campus, além de sua classe descentralizada na E. E. Professora Zulmira Campos, irão manter suas atividades letivas previstas para a semana de 16 a 20 deste mês. A direção informa que aguarda orientações do Centro Paula Souza, referente à organização interna de suas escolas, para o perÃodo que antecede a suspensão total das aulas, previsto para o dia 23. Durante os horários regulares de aulas, os responsáveis irão passar maiores informações aos membros de nossa comunidade.
Já na Unesp, em São Vicente, informou que as aulas presenciais dos campus localizado em São Vicente, serão suspensas a partir de terça-feira (17). A situação será avaliada continuamente e a data de retorno das aulas presenciais será anunciada oportunamente.
Particulares
A Universidade Paulista (UNIP) de Santos emitiu comunicado determinando a suspensão das atividades presenciais (pedagógicas, esportivas, culturais e de extensão) no perÃodo de 16 a 29 de março. As atividades EAD seguem normalmente.
A Universidade Católica de Santos (Unisantos) também estará com suas atividades letivas presenciais suspensas em todos os campus da universidade. Neste perÃodo, as atividades terão continuidade por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), uma vez que essa tecnologia já é empregada e está disponÃvel para todos os estudantes.
A Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) definiu a suspensão dos cursos presenciais de Graduação pelo perÃodo de 16 a 22 de março, sendo que ainda haverá novas orientações dos professores e discentes em relação a logÃstica interna de cada curso. As atividades administrativas na Univeridade serão mantidas.
O cenário é mesmo na São Judas Campus Unimonte. De hoje (16) até o dia 29, inicialmente, as atividades estão suspensas. Segundo a instituição, as aulas e atividades acadêmicas terão continuidade por meio de recursos digitais e uso intensivo de tecnologia.
Na ESAMC, além de suspender as aulas a partir desta segunda-feira (16), a direção informou que já na terça-feira (17), as aulas serão realizadas de forma online, pelas ferramentas Collaborate, no mesmo horário que ocorre presencialmente até o dia 21 de março. Dessa forma, as atividades acadêmicas não serão impactadas pela atual situação.
A Universidade Santa CecÃlia (Unisanta) informou que, em virtude de medidas já adotadas por autoridades em âmbito nacional e internacional, o Complexo Santa CecÃlia – Colégio e Universidade – que todas as atividades presenciais acadêmicas, esportivas e culturais no Campus estarão suspensas a partir desta segunda-feira (16), sem previsão para retorno. As atividades do ensino a distância continuam ocorrendo normalmente. As atividades técnico-administrativas e docentes da Unisanta continuam normalizadas no Campus. A partir de segunda-feira, todas as demais informações sobre a continuidade das atividades acadêmicas estarão disponÃveis no Portal do Aluno.
A Unaerp, em Guarujá, decidirá hoje sobre a suspensão, ou não, das aulas em seu campus. Inicialmente, a informação era de que aulas estariam mantidas, pois não há nenhum caso suspeito nem confirmado na Instituição. No entanto, estão suspensos eventos internos e atividades extracurriculares, como visitas técnicas e a participação de professores e colaboradores em eventos externos. Um Comitê de Prevenção, formado por profissionais da saúde, foi constituÃdo para acompanhar a situação nacional e orientar o Conselho Universitário na tomada de medidas.
A Strong Esags Santos informou que suspendeu temporariamente, entre os dias 16 e 20 de março, as aulas e todas as atividades acadêmicas presenciais. A partir do dia 23 de março, as aulas serão transmitidas ao vivo, no horário normal das aulas presenciais, pela plataforma Google Classroom.
Segundo a faculdade, as aulas não ficarão gravadas. A instituição pede que os alunos verifiquem o seu acesso e consultem diariamente o portal do aluno para verificar informações sobre as atividades programadas. Em caso de problemas, os alunos devem entrar em contato pelos telefones: (13) 2127-0030 (Google Classroom) e (13) 2127-0003 (dúvidas acadêmicas).