PUBLICIDADE

1.0 - SANTOS

Aluna diz ser vítima de racismo por parte de um professor em Santos

Por Alexandre Piqui

A família da adolescente de 15 anos está indignada com o fato. Segundo Cristina Maria Dias, mãe da garota, a filha sofreu racismo dentro da sala de aula. O crime, de acordo com a vítima,  foi praticado pelo próprio professor na quinta-feira (08), na Escola Estadual Alzira Martins Lichti, que fica no Morro da Nova Cintra em Santos.

A estudante disse que o docente a chamou de ‘preta’, ‘cor de chokito’, ‘seu cabelo não mexe’, ‘você é a mais feia da escola’. Todas essas ofensas estão registradas no depoimento dela na delegacia, onde foi feito um boletim de ocorrência. A menina relatou aos policiais que não tem ideia sobre o motivo dos xingamentos. Um vídeo mostra parte das agressões verbais. O professor está sentado ao lado de alguns alunos e profere as palavras racistas.

Abalada, a mãe resolveu denunciar o caso. Em entrevista ao MAIS SANTOS ela conta que ainda não teve a oportunidade de falar com o professor. “Gostaria tanto de olhar para ele e perguntar porque tem tanta raiva da minha meninaâ€, desabafa. Mesmo assim, encoraja a garota em não deixar os estudos. “Minha filha está chateada, mas firme. Ela vai continuar indo para a escolaâ€, conta a mãe.

Em nota, a Diretoria Regional de Ensino de Santos repudia todo e qualquer ato de discriminação, dentro e fora do ambiente escolar. Assim que tomou conhecimento da denúncia, abriu uma apuração e o caso está sendo averiguado. Caso comprovadas as acusações, todas as medidas cabíveis serão tomadas. O professor será afastado preventivamente de suas funções docentes até que o caso seja devidamente apurado. A administração regional prestará todo apoio aos pais e está à disposição para qualquer esclarecimento.

Veja o vídeo reproduzido nas redes sociais: