A partir desta segunda-feira (14), os pais poderão consultar o que será servido aos filhos na merenda das escolas municipais de Santos em cada dia da semana.
A determinação é da lei 3.611, que determina que toda segunda-feira seja publicado no Diário Oficial (https://diariooficial.santos.sp.gov.br/) o cardápio, onde deverá constar, resumidamente, os valores nutricionais dos alimentos.
Quinze nutricionistas definem o cardápio da alimentação escolar, feito por 394 cozinheiros, que preparam mensalmente 1,7 milhão de refeições balanceadas.
A dieta é feita de acordo com a faixa etária dos alunos e tempo de permanência nas escolas.Para os estudantes de educação infantil, em perÃodo integral, são servidas quatro refeições: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.
Aos que frequentam o ensino fundamental no perÃodo integral, café da manhã, almoço e lanche da tarde. Já os de parcial, café da manhã e almoço (manhã) ou almoço e lanche (tarde).
Diariamente, o almoço oferece arroz, feijão, proteÃna – ovo, frango, carne ou peixe, salada, legumes e fruta. Quando há prescrição médica para alguma restrição alimentar, é providenciada a adequação. Outra iniciativa é a ‘segunda sem carne’, que é substituÃda por ovos.
A chefe da merenda escolar, Sofia Bonna Boschetti Barbosa, informou que no almoxarifado ficam os alimentos não perecÃveis, distribuÃdos mensalmente. Produtos perecÃveis como carnes, hortifrútis e bolos são entregues semanalmente diretamente nas unidades, assim como o leite, levado quinzenalmente.
MERENDA EM NÚMEROS
1,760 milhão de refeições
48,9 mil alunos beneficiados
105 escolas atendidas (22 estaduais)
394 cozinheiras
15 nutricionistas
14 profissionais de logÃstica
1 caminhão
1 perua