O programa Justiça Restaurativa inaugurou um novo Núcleo de Educação para a Paz, nesta terça-feira, na escola municipal Antônio de Souza Demóstenes Britto (Boqueirão).
Â
O equipamento, parceria com o Rotary Club Santos Boqueirão, que fez a doação financeira para o projeto, vai beneficiar 450 alunos de 1º a 5º ano.
Na segunda-feira (2), já havia sido inaugurado um semelhante na escola Edméa Ladevig (Gonzaga), enquanto a ‘Avelino da Paz Vieira’ ganhou um núcleo em junho. Â
Estes núcleos são referência dentro da escola para realizar os cÃrculos de construção de paz, desenvolvendo escuta ativa, empatia, amizade, respeito, amor, tolerância, entre outros valores. A intenção é ouvir as necessidades dos alunos, prevenir e solucionar situações de conflito entre todos os envolvidos, com restauração do dano, e não punição.
Â
ESTRUTURA
A sala entregue à escola foi toda reformada, climatizada, e conta com 15 tablets, um computador, wi-fi, televisão, mesa, cadeiras, armário, grades, objetos de fala utilizados nos cÃrculos e jogos educativos. Segundo a integrante do Rotary Club Santos Boqueirão, Maria da Graça Aulicino, a verba foi procedente do subsÃdio global da entidade, num total de US$ 58 mil.     Â
Durante a entrega do núcleo, foi lido o texto ‘A menina do Vestido Azul’, que mostra a importância dos gestos de cada um para contagiar a atitude do próximo. Para a diretora da Demóstenes Britto, Fátima Lúcia Oliveira Souza, a escola está em festa por receber um espaço especial para construção da paz. “Ficamos muito felizes, agradeço o apoio de todos que acreditaram em nós. Vamos ampliar ainda mais as ações restaurativas desenvolvidas aqui.â€Â  Â
Além da equipe da unidade, o evento foi prestigiado pela coordenadora operacional do Programa Justiça Restaurativa, na Seduc (Secretaria de Educação), Liliane Claro de Rezende, por Valéria França Garcia, ex-aluna da unidade Avelino, e pelo arquiteto responsável pela reforma, Alessandro Lopes, que doou o projeto arquitetônico para o programa Justiça Restaurativa.
SAIBA MAIS
O programa está presente nas 84 escolas municipais. Apenas no primeiro semestre deste ano, foram realizados 218 cÃrculos restaurativos. Iniciada em 2014, a Justiça Restaurativa diminuiu o número de conflitos escolares em 85% até o momento. Â