Por Alexandre Piqui
A frente fria esperada para a região chegou na madrugada desta quinta-feira (04). De ontem para hoje a temperatura caiu 11°C. De acordo com a previsão do tempo, no final de semana o clima deve ser ainda mais gelado. Em Santos, a mÃnima tanto no sábado como no domingo será de 10°C: a mais baixa desde 2013, segundo o climatologista Rodolfo Bonafim.
Quem sofre são as pessoas em situação de rua. De acordo com dados da Secretaria de Assistência Social de Santos, o último levantamento feito em 2014 apontava que 750 pessoas viviam nessas condições na cidade. Grupos e entidades tentam amenizar a fome e o frio de quem não tem abrigo.
Há 17 anos a Toca de Assis realiza trabalho social no municÃpio litorâneo. A instituição ligada à Igreja Católica abriga mulheres em condições de vulnerabilidade social em uma casa e faz o atendimento nas pastorais de rua. É onde levam refeições as pessoas que vivem de forma improvisada em vários pontos da cidade. Irmã Maria Eugênia da Divina Misericórdia é Guardiã da Missão e Formadora das Irmãs, ela diz que nesta época de mais frio os moradores de rua pedem cobertores. E se preocupa com eles por conta das notÃcias. “Por ser o dia mais frio aparecerão muitos pedidosâ€, relata.
Maria Elisabete Nunes Alegria Moreno é contabilista. Toda quarta-feira à noite sai com um grupo de amigos para distribuir comida aos pobres. Em um ano de existência do “Alimenta Santos†foram mais de três mil refeições entregues.
Devido a previsão de frio para os próximos dias, nesta sexta-feira (05) haverá uma ação extra. “Iremos levar lanches, bebidas quentes (chocolate, café com leite), mais agasalhos e cobertas”, conta Bete.
Doação
Tanto a “Toca de Assis†como o “Alimenta Santos†necessitam de doações. Saiba como você pode colaborar com cobertores, roupas, alimentos. Veja os contatos;
TOCA DE ASSIS: o endereço fica na Rua Xavier Pinheiro, 238 – Vila Mathias – Santos. Telefone: (13) 3301-5363.
ALIMENTA SANTOS: normalmente publica na página do Facebook os itens necessários para realizar os trabalhos sociais. Telefone: (13) 99688-9601. Falar com a Bete.