Para enfrentar a covid-19 com base técnica, em sintonia com os estudos mais atuais sobre o novo coronavÃrus, a Secretaria de Saúde de Santos (SMS) promoveu na última quinta (23), uma live nas redes sociais da Prefeitura (Facebook @prefeiturasantos e Instagram santoscidade) com informações e orientações acerca da doença.
Participaram da apresentação, entre outras autoridades, quatro infectologistas que atuam na Cidade: Evaldo Stanislau, Marcelo Naveira, Marcos Caseiro e Ricardo Hayden.
Em conjunto com os Departamentos de Vigilância em Saúde, da SMS, e o de Tecnologia da Informação e Comunicação, da Secretaria de Gestão, esses profissionais auxiliaram no desenvolvimento da nova plataforma digital com dados atualizados sobre o covid-19. Lançada também nessa live, a plataforma está disponÃvel no Santos Portal.
Outros encontros virtuais estão previstos para as próximas semanas. De acordo com o secretário de Saúde, Fábio Ferraz, o objetivo é “conversar de forma franca e direta com os munÃcipes”.
O infectologista Marcelo Naveira destacou que os resultados obtidos atualmente são reflexo do isolamento social iniciado há um mês e da frequência maior na higienização das mãos. “Qualquer mudança trará impactos negativos muito mais rápido do que as ações positivas. Em maio, saberemos qual a influência das medidas tomadas no dia de hoje”, afirma.
Com o discurso de que a “pandemia exige medidas excepcionais”, o infectologista Evaldo Stanislau fez uma relação direta entre a testagem em massa que será realizada na Baixada Santista (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/estudo-com-metodologia-internacional-definira-criterios-para-reabrir-comercio-na-baixada-santista) com iniciativas similares na Coreia do Sul e na Alemanha, paÃses que investiram nessa estratégia. “Esses paÃses contiveram a pandemia a partir do isolamento social das pessoas com exames positivos e de seus contactantes”.