O sistema de travessia marÃtima entre Santos e Guarujá foi alvo de diversas reclamações por seus usuários há um mês. O serviço apresentou filas de espera de mais de duas horas. Esse problema pode acabar com a decisão de um processo judicial que determinou a Dersa e o Governo do Estado a manter, no mÃnimo, nove balsas simultâneas fazendo o trajeto.
O processo teve inÃcio há dez anos e teve desfecho, em primeira estância, no dia 13 de janeiro. A medida entra em vigor em até 90 dias e deve ser adotada sempre que o tempo estimado das filas exceder 20 minutos – sob pena de multa de R$ 200 mil para cada violação.
A decisão foi proferida pelo juiz da 1ª Vara CÃvel de Guarujá, Ricardo Fernandes Pimenta Justo, e é fruto de uma ação civil pública ajuizada em 2009 pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP). O autor da ação é o promotor Eloy Ojea Gomes, que constatou ineficiência do serviço, em especial na temporada de verão.
Ele e sua equipe ouviram 150 usuários em 2008. Do total, 86% afirmaram ter perdido compromissos em razão das longas filas, 94% demonstraram insatisfação com o serviço e 98% informaram que a qualidade ficou ainda pior na temporada de verão.
O sistema transporta em média 23 mil veÃculos por dia durante a semana e 17 mil aos finais de semana.
Â