PUBLICIDADE

1.0 - SANTOS

Lançadas ações de educação ambiental em Santos

A Prefeitura e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente lançaram, quinta-feira, o projeto Verão no Clima e os programas Quem Cuida Recolhe e o Estação Ambiental Praia.

O Verão no Clima, que vai estar em operação em 16 cidades do Estado até 18 de fevereiro, tem como alvo conscientizar banhistas e quem trabalha na praia sobre o descarte correto do lixo. O trabalho será feito por 43 estagiários de universidades da Baixada Santista.

Os estagiários atuarão de quinta-feira a domingo, das 9 às 17 horas, na areia da praia, desde a Ponta da Praia até o José Menino. 

Os estagiários ainda farão uma pesquisa com banhistas e ambulantes sobre os impactos dos resíduos deixados na areia, separação de lixo orgânico do reciclável e conhecimento sobre a Lei Recicla Santos.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Em agosto do ano passado, começaram campanhas que passaram por 15 bairros chamando a atenção dos proprietários de cães para a necessidade de se recolher da via pública as fezes deixadas pelo animal de estimação. A iniciativa evoluiu para o programa municipal Quem Cuida Recolhe, que vai até outubro e distribuirá 16 mil coletores de fezes, feitos com material biodegradável.

O objetivo é combater o descarte incorreto das fezes animais, que, além do impacto na balneabilidade, também oferece risco à saúde dos próprios animais. O trabalho será realizado ao longo das principais avenidas da Cidade, junto aos canais e aos visitantes do Orquidário, Jardim Botânico Chico Mendes e Aquário até outubro.

De acordo com a Lei Complementar 533/2005, quem for flagrado não recolhendo as fezes de seu animal receberá multa de R$ 50,00.

Já o programa Estação Ambiental Praia vai até março e conta com 20 estagiários percorrendo a orla com informações sobre o consumo consciente dos recursos hídrico e elétrico, além dos impactos que o descarte incorreto de resíduos provoca na qualidade de vida de todos.

Ao final do verão, as tendas da Estação Ambiental deixam as praias e vão para as feiras livres, com o objetivo de sensibilizar consumidores e feirantes para temas como a necessidade do aproveitamento integral dos alimentos e a compostagem de resíduos orgânicos.