A temperatura aumentou na Região. De acordo com o climatologista da ONG Amigos da Ãgua, Rodolfo Bonafim, na madrugada de terça-feira (12), por volta das 02h23, o termômetro registrou 31,3°C. “Certamente essa foi a noite mais quente do verão de 2019â€.
Para Bonafim, a onda de calor, entre outras inconstâncias, podem trazer pancadas de chuvas e rajadas de ventos para o litoral. Em razão a este fenômeno, o especialista garantiu que há possibilidade de fortes pancadas de chuva de longa duração, especialmente amanhã (13).
“A Zona Noroeste em Santos e área continental de São Vicente, áreas ‘tradicionalmente’ dotadas de péssimas drenagens, poderão sofrer novos alagamentos. Fica o alerta especial para os morros, cujos solos estão fragilizados pelas últimas chuvasâ€.
O especialista diz que não é possÃvel saber se estas instabilidades serão iguais ou piores as da semana passada, quando as chuvas volumosas caÃdas em pequeno intervalo de tempo provocaram caos, principalmente, nas cidades de Santos, São Vicente e Cubatão.
Previsão de hoje para a Região
Nas cidades de Santos, Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Guarujá e Bertioga a expectativa é de máxima de 37°C. Já nos municÃpios de Mongaguá, Itanhaém e PeruÃbe, os termômetros vão registrar temperatura pouco menor: 32°C.
Foto: Michel Teixeira