PUBLICIDADE

1.0 - SANTOS

Mergulhadores fazem remoção de espécie perigosa no mar do Litoral


A Fundação Florestal do Estado de São Paulo por meio da gestão do Parque Marinho Laje de Santos, promoveu nesta terça-feira (30) a segunda Campanha de remoção do Coral Sol, em parceria com instrutores de mergulho que operam na Laje.

Dye acordo com informações dos organizadores, foram retirados, aproximadamente, 70kg, sendo que somando as duas campanha a quantidade total fica em torno de quase 250kg.

A ação tem como objetivo o controle da espécie invasora e a obtenção de dados para o projeto de pesquisa coordenado pelo pesquisador Dr. Marcelo Kitahara da UNIFESP Baixada Santista.

Coral do sol – é um animal exótico invasor de origem europeia que chegou ao Brasil na década de 1980 na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, em uma embarcação petrolífera. Atualmente, o coral-sol é uma ameaça ao ecossistema de mais seis estados: Ceará, Alagoas, Sergipe, Bahia, São Paulo e Santa Catarina.

Classificado pela ONU no relatório Global Biodiversity Outlook como animal de maior impacto negativo na biodiversidade local, o coral-sol tem duas espécies em atividade no Brasil: a Tubastraea coccinea, que veio do arquipélago de Fiji, e a Tubastraea tagusensis, originária da Ilha de Galápagos, um dos locais com maior incidência de animais exóticos invasores.