PUBLICIDADE

1.0 - SANTOS

Motoristas já utilizam nova via de acesso ao Morro da Nova Cintra

Da Redação

A duplicação da Rua Francisco Ferreira Canto foi entregue nesta quinta-feira (2), no bairro da Caneleira, em Santos. A obra teve um investimento de R$ 5,1 milhões, recursos do governo do Estado. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) elaborou o projeto e esteve à frente da implantação da nova configuração do viário local.

A nova via segue desde a Rua Gercino Hugo Caparelli até a altura do ferro-velho. Antes ela era utilizada nos dois sentidos de direção, sem canteiro central entre as faixas de rolamento, tem agora separação física, tornando a circulação de veículos mais segura.

Outra alteração foi à implantação de sentido único no pontilhão de veículos no cruzamento da Rosário Baptista Conte com a Gercino Caparelli, sentido campo do Jabaquara. Assim, os veículos procedentes do Morro da Nova Cintra com destino ao bairro São Jorge ou a São Vicente agora devem utilizar o pontilhão da Praça Júlio Dantas, distante aproximadamente 300 metros.

Para os pedestres, uma nova ponte foi construída na altura do Engenho dos Erasmos. A liberação ao tráfego ocorreu logo após a ativação do novo conjunto de semáforos para veículos e caminhantes no cruzamento com a Rua Gercino Hugo Caparelli. Em toda a área, também foi renovada a sinalização horizontal (solo) e vertical (placas).

Outras mudanças

Também houve a reformulação do sistema de drenagem, implantação de iluminação com lâmpadas de LED, paisagismo, novos pontos de ônibus e lixeiras, limpeza e manutenção do canal, entre outras melhorias. Para tornar mais fácil e seguro o acesso de visitantes ao Engenho dos Erasmos (patrimônio cultural e histórico que faz parte do roteiro da Linha Conheça Santos), foi construída uma baia de ônibus no local.

Ainda como parte da reurbanização, foi implantada ciclovia desde a Avenida Nossa Senhora de Fátima até o sopé da Nova Cintra, com 850 metros. Foi feita em concreto pigmentado vermelho e está interligada com as ciclovias das avenidas Jovino de Melo e Eleanor Roosevelt, ampliando a malha cicloviária da Cidade para 48,1 km.

Fotos: Divulgação/ Prefeitura de Santos