Da redação
Os 14 painéis em bronze e granito, que retratam a Via Crucis, recebem trabalho de limpeza no Monte Serrat. Todos os nichos ao longo da escadaria vêm sendo preparados para a festa da padroeira da cidade no dia 8 de setembro.
Feitos em estilo colonial, esculpidos em 1939 por Marino Del Fabero e fundidos no metal por Metelo Benedetti, as obras se tornam ponto de parada dos fiéis durante o trajeto ao topo do monte.
À frente da limpeza dos nichos há 14 anos, Inês Rangel, coordenadora de Museus e Galerias da Secretaria de Cultura (Secult), explica que existem três fases durante o processo: raspagem dos resÃduos de velas que se acumulam nos painéis; lavagem mecânica à máquina, e por último, o polimento do bronze.
“Estamos no processo inicial. Começamos os trabalhos no dia 12 deste mês e a previsão é de que tudo esteja pronto dia 5 de setembro. É uma tarefa exaustiva, minuciosa, mas muito gratificante”, completa.
Atualmente realizada por três funcionários, a limpeza ganhará reforço no dia 28, com a ação dos voluntários do projeto Clio, iniciativa de limpeza dos monumentos da Cidade realizada pelos voluntários da Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado. Este será o terceiro ano que a equipe do Clio contribui nos preparativos para a Festa da Padroeira.
Â