A 70 quilômetros de São Paulo, a cidade de Santos é tema de um estudo sobre a subida do nÃvel do mar que foi tema de representantes da sociedade santista. As informações são resultado de uma pesquisa matemática, que durante meses, colheu informações especÃficas de Santos por meio de marégrafos e também mapeamento aéreo.
Segundo a previsão dos cientistas, a estimativa é de que a elevação média do nÃvel dos oceanos, em todo o mundo, varie de 28 a 89 cm até 2100. A expectativa para Santos é de 18 cm até 2050, avaliam os especialistas. Depois de apresentado os resultados, no fim do ano, um novo seminário será realizado para ouvir a população sobre os preparativos da cidade.
Bairros mais afetados
Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, a geógrafa Célia Souza, do instituto de Geologia de São Paulo, destaca que as regiões da Ponta da Praia, além da zona Noroeste de Santos, que compreende a região portuária, serão as mais afetadas pela elevação do nÃvel do mar.
Aquecimento Global
Entre os motivos para o constante aumento do nÃvel do mar, segundo Célia, está ligado diretamente ao aquecimento global, motivado pela emissão de gases-estufa, como o CO2, em todo o mundo. Em 2010, 14 eventos de mar forte e alto na costa santista foram registrados para surpresa dos pesquisadores.