PUBLICIDADE

1.0 - SANTOS

Nível do mar em Santos subirá 18 cm

A 70 quil√īmetros de S√£o Paulo, a cidade de Santos √© tema de um estudo sobre a subida do n√≠vel do mar que foi tema de¬†representantes da sociedade santista. As informa√ß√Ķes s√£o resultado de uma pesquisa matem√°tica, que durante meses, colheu informa√ß√Ķes espec√≠ficas de Santos por meio de mar√©grafos e tamb√©m mapeamento a√©reo.

Segundo a previsão dos cientistas, a estimativa é de que a elevação média do nível dos oceanos, em todo o mundo, varie de 28 a 89 cm até 2100. A expectativa para Santos é de 18 cm até 2050, avaliam os especialistas. Depois de apresentado os resultados, no fim do ano, um novo seminário será realizado para ouvir a população sobre os preparativos da cidade.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Bairros mais afetados

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, a ge√≥grafa C√©lia Souza, do instituto de Geologia de S√£o Paulo, destaca que as regi√Ķes da Ponta da Praia, al√©m da zona Noroeste de Santos, que compreende a regi√£o portu√°ria, ser√£o as mais afetadas pela eleva√ß√£o do n√≠vel do mar.

Aquecimento Global

Entre os motivos para o constante aumento do nível do mar, segundo Célia, está ligado diretamente ao aquecimento global, motivado pela emissão de gases-estufa, como o CO2, em todo o mundo. Em 2010, 14 eventos de mar forte e alto na costa santista foram registrados para surpresa dos pesquisadores.