- Da redação
No mês de dezembro, precisamente no dia 13, se comemora a data de nascimento do cantor Luiz Gonzaga. Para celebrar a data, acontece entre os dias 14 e 15 o Festival de Forró Pé na Areia.
O evento organizado pela Carcará Produções será na Praia do Gonzaga, em Santos, com programação gratuita das 10 às 22 horas. Entre as atrações confirmadas, estão nomes de peso como 3 do Nordeste, Bernadete França e Tiziu do Araripe. Também se apresentam: Forró da Terra, Maracatu Zabelê, Armorial Forró Jazz, Baião Rei, Serrapraiano e os DJs Chu Selecta, Cabplay e Sellecta Carcará.
“Os festivais de forró com essa qualidade artística, geralmente, atendem a um público específico. Nosso sonho era fazer uma grande festa para toda a população e especialmente para os nordestinos que vivem aqui. E, conseguimos!”, comemora Jefferson Fernandes, organizador do festival.
O festival tem como parceiro a Associação Maracatu Quiloa e conta com o apoio da Prefeitura de Santos, a partir de uma emenda parlamentar.
Vaquinha virtual
Depois de mobilizar quase 50 mil pessoas em 13 edições, nos últimos dois anos, a programação poderá ser ampliada a partir do crowdfunding (vaquinha online). “A proposta é criar um engajamento do público e demais interessados em partilhar da cultura nordestina no espaço mais democrático da cidade: a praia”, explica Jefferson, que neste ano, levou a tradicional festa “Forró Pé na Areia” para o Remelexo Brasil, uma das principais casas de forró pé de serra do país.
Assim, até o dia 13 de dezembro, ocorre a campanha virtual para financiamento da vinda de mais bandas e artistas para o Gonzaga. São eles: Mestrinho, Trio Dona Zefa, Diana do Sertão, Estopim, Amargô, DJ Messias, Azul DJ, Trio Malaquias e os professores de dança Evandro Paz e Íris. As doações podem ser de R$ 10 até R$ 1 mil, com recompensas que vão desde copos personalizados até entrada VIP em eventos da produtora cultural. Acesse o link da campanha:
Onde o dinheiro será investido?
O montante do financiamento via crowdfunding pretende custear em um terço (33%) as atrações, atividades culturais e também workshops. Outros 30% se referem às ações de comunicação, divulgação e recompensas, além de um quarto da verba (24%) ser voltado às tendas, som e segurança do evento. Por fim, os demais 13% remetem às taxas administrativas do site da campanha. Mais informações: producoescarcara@gmail.com
Foto: Divulgação/ Carcará Produções