Com objetivo de orientar e sensibilizar munÃcipes e turistas a respeito da sustentabilidade e educação ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente se prepara para o lançamento de dois projetos na temporada de verão 2018.
Com inÃcio na segunda quinzena de dezembro, a Cidade contará com o Quem Cuida Recolhe e Estação Ambiental Orla/Feiras. Neles, atuarão 43 estagiários de universidades da Cidade, que abordarão moradores e turistas nas ruas e praias para tratar de questões como o impacto do plástico na fauna marinha, o descarte correto de recicláveis e o consumo sustentável, entre outros temas.
A atuação acontecerá em equipamentos públicos municipais, em vias da Cidade e na faixa de areia. Durante o treinamento, as equipes participarão de palestras com especialistas de diversas áreas da Prefeitura, além de visitas técnicas a equipamentos públicos municipais e estaduais.
SELEÇÃO
Os estudantes foram selecionados via Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Para o Quem Cuida Recolhe, a carga horária será de quatro horas por dia. Já no Estação Ambiental, a carga horária diária é de seis horas.
Os projetos não têm custo para o Poder Público. Eles concorreram a verbas oriundas do Fundo Estadual de Recursos HÃdricos (Fehidro) e do Ministério Público Estadual e Federal.
ANIMAIS
Quem Cuida Recolhe tem como objetivo combater o descarte incorreto das fezes animais, que além do impacto na balneabilidade, também oferece risco à saúde dos próprios animais.
O trabalho, com 23 estagiários, será realizado ao longo das principais avenidas da Cidade, junto aos canais e aos visitantes das Unidades de Educação Ambiental da Semam (Orquidário, Jardim Botânico Chico Mendes e Aquário), durante de dez meses.
ORLA
O segundo programa consiste em quatro tendas na faixa de areia, com 20 estagiários percorrendo a orla com informações que vão desde o consumo consciente dos recursos, como água e energia elétrica, até os impactos que o descarte incorreto de resÃduos provoca na qualidade de vida de todos.
Ao final do verão, as tendas da Estação Ambiental deixam as praias e vão para as feiras livres, com o objetivo de sensibilizar consumidores e feirantes para temas como a necessidade do aproveitamento integral dos alimentos e a compostagem de resÃduos orgânicos.