Da Redação
Após a saÃda do, então, ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, a especulação em BrasÃlia é para saber quem vai assumir a pasta. O nome do desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori, de 62 anos, está cotado para o lugar. O santista é ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo e se aposentou em 2019.
Sartori ficou conhecido nacionalmente por anular o júri dos policiais militares envolvidos no massacre do Carandiru em 1992, onde morreram 111 detentos. Bolsonarista assumido, foi cotado para se candidatar a prefeito de Santos no próximo pleito. Alguns partidos o sondaram, como PSD, PSL, Patriotas e Podemos.
Recentemente se envolveu em uma polêmica durante a quarentena, na praia de Santos. Mesmo com decreto municipal impedindo o acesso de banhistas à faixa de areia, ele decidiu burlar a medida e foi abordado por uma equipe da Guarda Civil Municipal. O caso aconteceu no dia 27 de março e ele errou ao dizer em um vÃdeo que a praia é da União.
De acordo com o artigo 14 da Lei Federal nº 13.240/2015, a Prefeitura de Santos celebrou, em 19/07/17, termo de adesão com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), por meio do qual a União outorgou ao MunicÃpio a gestão das praias marÃtimas urbanas, inclusive bens de uso comum com exploração econômica, pelo perÃodo de 20 anos.
O portal Mais Santos ouviu fontes ligadas ao desembargador que confirmaram a possibilidade. Ele não foi localizado para responder o fato.
Foto: Reprodução