PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Após incêndio que atingiu comunidade, prefeitura de Santos vai declarar situação de emergência

O fogo teve início na noite desta segunda-feira (4), por volta de 22h30 e seguiu pela madrugada de terça-feira (5). Cerca de 150 moradias foram destruídas.

 

Foto: Prefeitura de Santos / Reprodução

Por Vinícius Farias

Após o incêndio que atingiu a Comunidade Caminho São José, no Rádio Clube, em Santos, a prefeitura vai declarar situação de emergência. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa realizada no Centro de Controle Operacional (CCO).

De acordo com o prefeito, Rogério Santos (PSDB), a medida vai funcionar como um auxílio emergencial. “Agora, em reunião geral à procuradoria, vamos fazer um decreto de situação de emergência e, a partir daí, vamos atender as famílias cadastradas com um auxílio emergencial para que possam começar a pagar um aluguel e adquirir bens que foram perdidos no valor de R$1,2 mil e com apoio para locação de R$ 600.”, disse o chefe do executivo santista.

Quando questionado sobre o local onde as pessoas que perderam tudo vão ficar, o prefeito informou que a cidade já está remanejando 1120 famílias para o Conjunto Habitacional Tancredo Neves, em São Vicente. Ele também disse que 1114 unidades habitacionais voltadas as pessoas que moram em palafitas já estão em construção. “Além disso, sexta-feira a noite, eu tive uma reunião com o governador Tarcísio de Freitas (Podemos) e apresentamos para ele o projeto do “Parque Palafitas”. O governador já se colocou a disposição, com recursos e inclusive, já tenho agendada uma reunião com o secretário Marcelo Branco. “, explicou Santos.

O Parque Palafitas tem o objetivo de construir moradias com infraestrutura, saneamento e segurança necessários para os moradores do Dique da Vila Gilda.

No momento, 16 famílias estão abrigadas no Centro Esportivo Dale Coutinho. O prefeito informou ainda que o restaurante popular Bom Prato, que funciona na região afetada, manterá o atendimento durante o feriado.

Entenda mais

Vídeo: Reprodução

Um incêndio de grandes proporções atingiu a Comunidade Caminho São José, no Rádio Clube, em Santos. O fogo teve início na noite desta segunda-feira (4), por volta de 22h30 e seguiu pela madrugada de terça-feira (5). Não houveram vítimas fatais, mas 15 pessoas tiveram que ser atendidas pelo Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pois inalaram fumaça. Elas foram encaminhadas às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Zona Noroeste e Zona Leste. Cerca de 150 moradias foram destruídas.

Nas imagens é possível ver a destruição causada pelas chamas e o desespero das pessoas, que temiam perder tudo. (veja o vídeo acima)

Segundo o Corpo de Bombeiros, foram enviados 43 bombeiros em 15 viaturas. A GCM também foi acionada para ajudar. Os agentes também tiveram apoio dos moradores para controlar o fogo, que foi controlado por volta de 2h. As causas do incêndio são apuradas pelas autoridades policiais.

De acordo com a apuração, a ação dos bombeiros foi dificultada por conta das casas serem de madeira e construídas em áreas de mangue, sobre palafitas, dificultando o acesso ao local e propagando as chamas rapidamente.

Ajuda

O prefeito Rogério Santos, foi até a Escola Municipal Pedro Crescenti, na Zona Noroeste, onde gravou um vídeo lamentando a situação e pedindo ajuda. O chefe do executivo pediu doações de roupas e mantimentos para as pessoas que ficaram desabrigadas.

A secretária de Desenvolvimento Social, Audrey Kleys, acompanhou o prefeito e ajudou na organização de um abrigo emergencial, localizado no Centro Esportivo e Recreativo da Zona Noroeste, a Dale Coutinho (Rua Fausto Felício Brusarosco, s/nº, no bairro Castelo). Porém, muitos moradores preferiram ir para casas de parentes e amigos.

A Defesa Civil do Estado encaminhará 200 cestas básicas e 200 colchões para atender as famílias atingidas pelo incêndio.

Confira os postos de arrecadação:

Regional da Zona Noroeste -Avenida Nossa Senhora de Fátima, 456, nº Chico de Paula;

UME Pedro Crescente – Avenida Brigadeiro Faria Lima, s/nº, no Rádio Clube;

Fundo Social de Solidariedade – Avenida Conselheiro Nébias, nº 388, na Encruzilhada

Gabinete do deputado estadual Tenente Coimbra (PL) – Avenida Pedro Lessa, n° 3107, no Embaré.