O vereador Sadao Nakai, presidente da Comissão Especial de Vereadores da Câmara (CEV), e o diretor-presidente do Dersa, Milton Persoli repercutiram sobre a reunião que ocorreu na sede da empresa, na última quarta-feira (10).
Na ocasião, o encontro foi intermediado pelo deputado estadual Paulo Corrêa Jr. para discutir os impactos provocados pela travessia Santos-Guarujá e outros temas relacionados ao viário da Ponta da Praia.
O vereador Sadao Nakai expôs o temor de uma proposta encarecer ainda mais o serviço de travessia entre os dois municÃpios. “É preciso contar com um edital técnico muito bem amarrado. Caso contrário, mais uma vez, será o munÃcipe que vai conviver com mais esse ônus. Sem esse cuidado, a tarifa pode até dobrarâ€, reclamou.
Para Sadao, nesse contexto de privatização da estatal, é muito complicado ter um ambiente de confiança a respeito das garantias de melhorias no serviço. “A gente precisa ter a garantia dos orçamentos para consertar essas embarcações. Nesse cenário, a gente não encontra muita segurançaâ€, ponderou o vereador.
Já para os representantes da Dersa, foi importante relembrar do que foi anunciado pelo Governo do Estado. Em nota, a concessionária lembrou que a atual administração já iniciou o processo para conceder as oito travessias litorâneas à iniciativa privada e que a expectativa é que o sistema comece a ser modernizado já a partir de 2020.
A Dersa também lembrou que atualmente, a Travessia Santos/Guarujá opera com uma frota de seis embarcações, sendo que uma delas está momentaneamente fora de serviço enquanto obedece ao processo de vistoria da Marinha.
Ainda conforme informações da empresa, no encontro de quarta-feira, não foi tratado de aquisição de novas embarcações, mas foi explicado que a Dersa conta com outras duas embarcações que seguem em processos licitatórios para passarem por reforma e modernização. A meta é incorporar essas balsas à frota ao longo do ano, incluindo na Travessia Santos/Guarujá.
A CEV também pediu a suspensão do serviço ‘Hora Marcada’ até que todas as embarcações da travessia estejam recuperadas e reintegradas ao sistema. A Dersa por sua vez afirmou que acabou de concluir a compra de 30 novos motores, além de peças sobressalentes, para agilizar o serviço e garantir mais segurança aos usuários. Além da aquisição dos novos equipamentos.
Outro pedido da comissão foi que o Estado regulamente, por meio de decreto estadual, critérios para a concessão do embarque prioritário, tendo como base as leis federais 10.048/2000 e 10.741/2003 (idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência, gestantes e pessoas com criança de colo).